Brasil e China fortalecem conexão no agro e na liderança feminina durante o 10º CNMA
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), organização independente e sem fins lucrativos, participa pela primeira vez do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), com estande próprio e apoio institucional à 10ª edição do evento, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). A expectativa é reunir mais de 3 mil congressistas de todo o país.
“Para nós, é muito importante participar do CNMA, uma vez que o agronegócio é um grande propulsor da economia brasileira e o principal item da nossa relação comercial. Assim como no Brasil, hoje na China temos muitas mulheres à frente dos negócios do setor, inclusive ocupando o cargo de CEO em grandes empresas”, afirma o presidente da Câmara, Charles Andrew Tang.
No estande, representantes da CCIBC apresentarão as atividades da entidade e orientarão os visitantes sobre como fazer negócios com a China. Para Tang, eventos como o CNMA contribuem para consolidar ainda mais a relação bilateral, iniciada pelo governo federal em 2002. Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. “Essa aproximação tem gerado resultados expressivos: só no ano passado, o Brasil registrou um superávit de quase 80 bilhões de dólares nessa balança comercial”, destaca.
Fundada em 1986, a CCIBC é a única entidade brasileira legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Seu objetivo é promover o intercâmbio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China, fortalecendo a relação entre os dois povos com o apoio da comunidade empresarial, de representantes diplomáticos e do governo.
No campo empresarial, a Câmara atua como ponte entre empresas brasileiras e chinesas, oferecendo orientações sobre legislações vigentes, oportunidades de negócios e emissão de certificados de origem para exportações. Também organiza encontros bilaterais, recebe delegações chinesas no Brasil, conduz missões brasileiras à China e promove feiras, seminários e rodadas de negócios.
Para a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo, a participação da CCIBC no CNMA tem relevância estratégica. “Ter nosso maior parceiro comercial presente no Congresso é extremamente positivo para estreitarmos ainda mais as relações e conhecermos melhor a presença feminina no agronegócio daquele país”, afirma.
Inscrições abertas
A edição especial do CNMA 2025 já está com inscrições abertas. A expectativa é receber mais de 3 mil congressistas. Há um lote promocional disponível no site oficial: https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli