Brasil lidera 9 cadeias produtivas e é maior potência como fornecedor mundial sustentável de alimentos
![]()
Durante participação no 11° Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá-PR, o engenheiro agrônomo, Marcos Fava Neves, falou sobre o futuro e os desafios do agronegócio e da avicultura brasileira.
Segundo o agrônomo, ao longo dos anos, o Brasil passou por mudanças incríveis, se tornando o país fornecedor mundial sustentável de alimentos e bionergia, e que tem um grande potencial para aumentar ainda mais sua produção agrícola nos próximos anos. "Atualmente, lideramos 9 cadeias produtivas. Somos o único país do mundo inteiro que pode aumentar 20 milhões de hectares para o agro em 10 anos, sem mover 1 hectare a mais", destacou.
Foto: Fábio Boy
No entanto, o setor agrícola brasileiro enfrenta desafios que necessitam de atenção imediata. Fava Neves apontou que estamos diante de uma situação política complicada, onde não há uma organização governamental, que saiba racionalizar e separar o econômico do político, enfrentando assim as atuais imposições do Presidente americano, Donald Trump. Outro ponto de extrema preocupação levantado pelo especialista foi a escassez de mão de obra para o agronegócio como um todo.
"O Brasil tem uma grave problema de quantidade e qualidade de mão de obra no agronegócio. Um exemplo, em 2022, chegamos a enfrentar um déficit de mais de 20 mil vagas abertas para frigoríficos no país. Estamos lidando com uma nova geração que prega uma ideologia de que: temos o direito a colheita sem o plantio. Este cenário preocupa", explicou.
Mas, apesar de todos os desafios, o agrônomo se mostrou otimista sobre o futuro do agro e da avicultura brasileira. "A população ainda não tem noção do quanto o agro brasileiro movimenta. A resiliência da nossa cadeia produtiva do é o que move tudo. Temos oferta, temos demanda, vamos seguir liderando. Nós abastecemos o mundo", exclamou.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli