ApexBrasil estabelece parceria para impulsionar exportações de cooperativas e da agricultura familiar
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinou ontem dois acordos com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) para reforçar o apoio já prestado pela agência para a promoção da cultura exportadora nas cooperativas. A parceria, firmada no Palácio Itamaraty, projeta ajudar 75 participantes.
A ApexBrasil firmou uma parceria ampla, lançando o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) para cooperativas da agricultura familiar e produtores rurais. Também foi assinado um memorando de entendimento para promover cooperação entre as partes para estruturação de cooperativas de agricultura familiar em países africanos, contribuindo para a segurança alimentar na região.
O presidente Jorge Viana afirmou se sentir "orgulhoso" por firmar os dois compromissos na ocasião. "Esse é um dos projetos que nós, no governo do presidente Lula e do ministro Alckmin, estamos fazendo para somar nesse começo da nova fase adulta, de maturidade. Já pode sair de casa e ganhar o mundo", manifesta.
O evento, que comemorou os 20 anos da Unicafes também contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes.
Por meio assinatura do compromisso, a ApexBrasil ainda se propõe a reservar vagas para cooperativas da agricultura familiar em feiras e missões internacionais de agricultura, como feiras e missões. Uma das prioridades do convênio com a Agência é priorizar a qualificação no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação em todas as regiões do Brasil.
A presidente da Confederação da Organização, Fátima Torres, destaca que “a iniciativa vai ajudar a aumentar a força e a competitividade das cooperativas na abertura de novos mercados”, tanto fora quanto dentro do país para um dos setores produtivos mais simbólicos para a economia brasileira em âmbito mundial.
Também durante a celebração, Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, ressaltou a importância da agricultura familiar para a economia brasileira: “Uma grande produtora de alimento, uma grande geradora de empregos, uma grande protetora de floresta, de biodiversidade e de recursos hídricos”. Para ela, o acordo traz perspectivas de destaque na COP 30. Agora só tem um caminho, implementar”, pontua a Ministra.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli