BNDES está pronto para apoiar empresas afetadas pelas medidas tarifárias, diz Mercadante
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira, 25 de julho, que o Banco está pronto para apoiar as empresas que venham sofrer perdas com a medidas tarifárias do governo dos Estados Unidos.
“O BNDES vai estar presente, vai apoiar, como nós fizemos recentemente no Rio Grande do Sul”, afirmou Mercadante em entrevista durante a realização do ato em defesa da soberania nacional, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). E destacou que essa é a atuação do BNDES em todos os momentos difíceis recentes da história do Brasil. “Naquela tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, o BNDES colocou R$ 29 bilhões. O que aconteceu? A economia cresceu 4,9%. O desemprego foi o menor da história, 4,1%, e o Brasil cresceu 3,4%. Então, o Rio Grande do Sul se recuperou porque teve crédito, teve suspensão do pagamento de giro, teve apoio para capital, para investimento, para reconstrução. E era uma tragédia de grande dimensão”, relatou.
Mercadante afirmou que o Banco tem todas as informações sobre as empresas e as cadeias industriais que poderão estar mais expostas às medidas e que Ministério da Fazenda está coordenando as iniciativas do governo junto com a Casa Civil. Ele também defendeu que o país precisa trabalhar fortemente para manter o diálogo, “para avançar nas negociações, e essa sempre foi a disposição do governo brasileiro. Mas, ao mesmo tempo, buscar novos mercados, diversificar a pauta de exportações aonde é possível”, completou.
Em relação ao ato, o presidente do BNDES disse que o Largo de São Francisco sempre foi um espaço de luta pela democracia, pela soberania e pela defesa do Estado democrático. “É um momento importante para a democracia e para a economia também. O Brasil vive um momento de crescimento importante”, ressaltou. “O Brasil defende a paz, a diplomacia, as instituições multilaterais. É isso que nós estamos defendendo na diplomacia internacional. Eu tenho certeza que nós vamos superar essas adversidades, a economia brasileira vai resistir.”
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli