Nota da Amcham Brasil sobre a ordem executiva de aplicação de tarifas de 50%
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham Brasil manifesta sua preocupação diante da confirmação de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre determinados produtos brasileiros.
Trata-se de medida que fragiliza as relações econômicas e comerciais entre os dois países, afetando negativamente a competitividade de suas empresas, o emprego de seus trabalhadores e o poder de compra de seus consumidores.
Ao longo de mais de 200 anos de relações diplomáticas ininterruptas, Brasil e Estados Unidos construíram uma parceria sólida, pautada por valores e interesses econômicos comuns e por intenso intercâmbio empresarial.
A Amcham Brasil defende que divergências comerciais sejam resolvidas pela intensificação do diálogo construtivo em alto nível, com o objetivo de preservar e ampliar a parceria e a cooperação econômicas.
Pesquisa recente conduzida pela Amcham, de 24 a 30 de julho, revela que mais da metade das empresas exportadoras no Brasil estimam que o aumento tarifário poderá resultar na interrupção total ou acentuada (superior a 50%) das vendas para os Estados Unidos.
A pesquisa também indica que 86% das empresas avaliam que eventuais medidas de reciprocidade por parte do Brasil tenderiam a agravar as tensões bilaterais e reduzir o espaço para negociações. Além disso, trariam potenciais efeitos negativos sobre setores que dependem de insumos, tecnologias ou equipamentos americanos, bem como prejuízos à imagem e à segurança jurídica do Brasil como destino de investimentos e negócios.
A Amcham Brasil reafirma seu compromisso histórico — de mais de um século — com o fortalecimento das relações bilaterais e se coloca à disposição dos governos de ambos os países para colaborar na construção de uma solução mutuamente satisfatória.
0 comentário
Plano Safra pra quem? Analistas debatem se anúncio do Governo terá efeitos concretos para o produtor brasileiro
Plano Safra 26/27 terá R$525,1 bi para agro empresarial, com queda no custeio
Venda de máquinas recua 20,4% em maio e setor espera queda maior em 2026, diz Abimaq
Faesp: Plano Safra ignora realidade do campo e amplia preocupação com o futuro da produção
StoneX eleva previsão de vendas de combustíveis do ciclo Otto no Brasil em 2026
Aprosoja MT: Mais que números bilionários, Plano Safra precisa garantir crédito acessível ao produtor