Coreia do Sul diz que não tem pacto escrito sobre acordo comercial com EUA
![]()
Por Jihoon Lee e Hyunjoo Jin
SEUL (Reuters) - Ainda não há um acordo por escrito sobre o acordo comercial entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos anunciado pelo presidente Donald Trump nesta semana, disse o ministro do Comércio do país asiático nesta sexta-feira.
A tarifa norte-americana sobre as importações sul-coreanas será de 15%, afirmou Trump depois de se reunir com seus ministros na quarta-feira, abaixo da ameaça de 25%, mas os EUA forneceram poucos detalhes, além das publicações nas mídias sociais feitas por ele e pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick.
Falando aos repórteres ao chegar em casa após uma visita a Washington, o ministro do Comércio Yeo Han-koo disse que os dois lados tiveram negociações verbais devido a restrições de tempo.
"O que sentimos durante essa negociação é que o ambiente comercial norte-americano está mudando fundamentalmente. Isso é completamente diferente do primeiro mandato de Trump", declarou Yeo sobre o acordo que aliviou a tensão com um dos 10 principais parceiros comerciais e um importante aliado asiático.
"Acho que estamos entrando em um novo normal. Portanto, embora tenhamos superado essa crise, não podemos ficar aliviados, pois não sabemos quando enfrentaremos novamente a pressão de tarifas ou medidas não tarifárias."
A Casa Branca, que publicou fichas técnicas sobre os acordos comerciais com o Japão e a União Europeia um dia depois de firmá-los, ainda não publicou uma ficha técnica separada sobre o pacto com a Coreia do Sul.
Trump disse que a Coreia do Sul investirá US$350 bilhões nos Estados Unidos em projetos "de propriedade e controlados pelos Estados Unidos" e selecionados por ele.
0 comentário
IPPA/Cepea: IPPA cai em novembro, mas acumula alta de 10% no ano
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi