Porto de Santos registra em julho maior movimento de cargas da história
O Porto de Santos superou pela primeira vez, em julho de 2025, o número de 17 milhões de toneladas de cargas movimentadas nos terminais do complexo portuário.
Os dados indicam retomada da corrida das exportações após anúncio pelos EUA das tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. Este movimento pode ser um dos fatores que favoreceram o recorde.
Nota-se nos últimos dias intenso movimento de navios sendo carregados e seguindo rumo à Europa e aos Estados Unidos.
Houve aumento de 10% no embarque de granéis sólidos (grãos diversos), com 900 mil toneladas em julho; de 4% de contêineres, com 200 mil toneladas no mesmo mês; 9% de carga solta, com 85 mil toneladas. Há ainda a expectativa de um resultado de 10% dos granéis líquidos (combustíveis, solventes etc), ainda não contabilizados.
“Este dado confirma o que já tínhamos afirmado na primeira quinzena do mês, de que havia um aumento expressivo dos embarques no Porto”, explica o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. “São dados preliminares, mas este ‘recorde dos recordes’ demonstra a importância de Santos em momentos decisivos da história, como este”, completa Pomini.
A estatística precisa ainda está em levantamento, uma vez que o Porto de Santos é o maior parque portuário da América Latina, com mais de 50 terminais, e eles têm um prazo para enviar os seus dados para a APS. Entretanto, o acompanhamento da operação portuária confirma o recorde de movimentação.
“É um recorde absoluto que atesta a resiliência e a eficiência do Porto de Santos. Mesmo com crises externas e fechamento do canal devido a condições climáticas, houve crescimento sem gerar qualquer ocorrência nas vias de acesso ao longo de todo o mês de julho”, completa Pomini.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli