Índia importa óleo de canola pela 1ª vez em 5 anos após aumento de preços locais
![]()
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - A Índia comprou óleo de canola para entrega em agosto pela primeira vez em quase cinco anos, uma vez que os preços locais atingiram uma máxima em três anos e meio, tornando as compras no exterior lucrativas, disseram autoridades do setor à Reuters.
Espera-se que um carregamento de 6.000 toneladas de óleo de canola dos Emirados Árabes Unidos chegue ao porto de Kandla, em Gujarat, neste mês, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma negociadora de óleo comestível.
A Índia compra principalmente óleo de palma da Indonésia e da Malásia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
Em julho, os preços do óleo de canola no mercado spot da Índia subiram para 167.000 rúpias (US$ 1.914,02) por tonelada -- o maior valor desde fevereiro de 2022 e quase 34% acima dos níveis do ano anterior.
"A alta dos preços está criando uma abertura para as importações, e é possível que vejamos mais importações, já que a nova safra local não chegará ao mercado até março do próximo ano", disse um negociante de Mumbai de uma casa de comércio global.
As importações de óleo de soja da Índia também têm aumentado, com alguns compradores substituindo o óleo de canola, mais caro, pela alternativa mais barata, disse ele.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides