Indonésia diz que EUA concordam com isenção de taxas para seu óleo de palma, cacau e borracha

Publicado em 26/08/2025 11:34 e atualizado em 26/08/2025 13:02

Logotipo Reuters

Por Stefanno Sulaiman e Gibran Naiyyar Peshimam

JACARTA (Reuters) - Os Estados Unidos concordaram em princípio em isentar as exportações indonésias de cacau, óleo de palma e borracha da tarifa de 19% imposta pelo presidente Donald Trump desde 7 de agosto, disse o principal negociador comercial da Indonésia nesta terça-feira.

A isenção entrará em vigor assim que os dois lados chegarem a um acordo final, mas nenhum cronograma foi definido porque os EUA estão ocupados em negociações tarifárias com outros países, disse Airlangga Hartarto, que também é o principal ministro econômico, à Reuters.

Os dois países também discutiram um possível investimento dos EUA em armazenamento de combustível na Indonésia, em parceria com o fundo soberano Danantara do país do sudeste asiático e com a empresa estatal de energia Pertamina, disse Airlangga em uma entrevista.

"Estamos aguardando a resposta deles, mas durante a reunião, basicamente, o principal (isenção) foi acordado para produtos não produzidos nos EUA, como óleo de palma, cacau e borracha... será zero ou próximo de zero", acrescentou.

A embaixada dos EUA em Jacarta não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Indonésia é o maior exportador mundial de óleo de palma e um importante fornecedor de borracha.

A Indonésia, a maior economia da região, foi uma das primeiras nações a fechar um acordo tarifário com Trump em julho, mas Jacarta acabou enfrentando a mesma taxa que alguns outros países, como Tailândia e Malásia, e um pouco abaixo do valor de 20% do Vietnã.

Durante as negociações, a Indonésia ofereceu bilhões de dólares em investimentos nos EUA e compras de petróleo bruto, GLP, aviões e produtos agrícolas americanos. Também prometeu tarifas zero sobre quase todos os produtos americanos que entram em seu mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário