BNDES anuncia R$ 60 milhões para cooperativas de agricultura familiar produzirem bioinsumos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta terça-feira, 26, na abertura do Semiárido Show, em Petrolina (PE), a iniciativa BNDES Bioinsumos, que destinará até R$ 60 milhões em recursos não reembolsáveis a cooperativas da agricultura familiar para produção e multiplicação de bioinsumos acessíveis e replicáveis. Inovadora tanto no formato quanto no público apoiado, a iniciativa, que conta com recursos do BNDES Fundo Socioambiental e colaboração técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi apresentada pela chefe do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação do Banco, Celina Tura.
Por meio de chamada pública de abrangência nacional, priorizando as regiões Norte e Nordeste, o BNDES Bioinsumos vai fomentar a produção e multiplicação de bioinsumos em unidades de produção industriais ou semi-industriais, tornando possível a transição tecnológica para o uso de bioprodutos de forma integrada a agroecossistemas na produção de alimentos saudáveis.
Com essa iniciativa, o BNDES contribui para garantir a autonomia da agricultura familiar no acesso aos bioinsumos, considerando a multiplicidade da agricultura familiar e as diversas condições produtivas das regiões brasileiras, bem como potencializar a produção de alimentos saudáveis em bases sustentáveis.
“O BNDES Bioinsumos atende a dois compromissos históricos do governo Lula: além de contribuir com o aumento da produção de alimentos saudáveis, garantindo a segurança e soberania alimentar e nutricional, essa iniciativa fortalece a geração de renda de cooperativas da agricultura familiar, ao ampliar o acesso aos bioinsumos, com menores custos e maior produtividade”, avaliou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Bioinsumos – Bioinsumos são produtos de origem biológica, tais como microrganismos, predadores de pragas, extratos vegetais ou enzimas, que promovem o crescimento, o desenvolvimento e a saúde dos sistemas agrícolas, animais, aquícolas e florestais.
A iniciativa apoia as seguintes categorias de bioinsumos: inoculantes a partir de microrganismo isolado (fungos e bactérias); bioestimulantes a partir de microrganismo isolado (fungos e bactérias); microrganismos para o controle de pragas (fungos e bactérias); insetos para o controle biológico de pragas; biofertilizantes produzidos a partir de biomassa vegetal; biofertilizantes de compostos farelados fermentados; e biofertilizantes produzidos a partir de compostagem de resíduos orgânicos (desde que combinado a outro item apoiável).
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli