Transação no Uruguai opõe Marfrig e Minerva em divulgações ao mercado
![]()
Por Roberto Samora e Patricia Vilas Boas
SÃO PAULO (Reuters) - As rivais do setor de carne bovina Minerva e Marfrig divulgaram nesta sexta-feira fatos relevantes ao mercado em que demonstram discordâncias contratuais sobre uma transação entre as duas companhias no Uruguai.
O caso envolve unidades de abate de bovinos de Colônia, Salto e San José, avaliadas em R$675 milhões, de acordo com informação anterior.
A Marfrig informou nesta sexta-feira que o contrato para venda de determinadas unidades de abate de bovinos e ovinos no Uruguai para a Athn Foods, controlada da Minerva, foi encerrado.
O acordo, firmado em agosto de 2023, previa a alienação de ativos no país vizinho, mas as condições suspensivas exigidas para a conclusão da operação não foram cumpridas dentro do prazo estipulado de 24 meses, segundo a Marfrig.
Apesar de considerar o contrato encerrado, a Marfrig disse em fato relevante que as três unidades envolvidas na negociação seguem operando normalmente.
Já a Minerva afirmou em outro fato relevante que discorda de alegação de Marfrig sobre término de contrato para venda de ativos no Uruguai.
Segundo a Minerva, a operação segue sujeita à aprovação da autoridade concorrencial uruguaia e a companhia continua "engajada" na aprovação da operação.
Para a Minerva, o "contrato permanece em vigor".
Nos fatos relevantes, as empresas não detalham os desdobramentos da discordância.
A transação envolvendo os ativos no Uruguai fez parte de um negócio mais amplo entre as duas empresas, no qual a Minerva pretendia comprar um total de 16 unidades de abate da Marfrig na América do Sul, por R$7,5 bilhões.
Mas a autoridade concorrencial uruguaia barrou a transação das três unidades, no ano passado.
A Comissão de Defesa da Concorrência do Uruguai (Coprodec) indicou anteriormente que a aquisição daria à Minerva cerca de 43% da capacidade de abate de bovinos no Uruguai.
(Reportagem adicional de Ana Mano)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli