Mapeamento florestal pioneiro no país começa em Minas Gerais
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é parceiro numa iniciativa inédita: o aprimoramento dos dados da produção florestal no estado e em todo o país. O lançamento da Expedição Silvicultura – na trilha da produtividade foi feito nesta quarta-feira (10/9), na Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte.
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância dessa iniciativa começar pelo estado. “Minas Gerais é líder no ranking de florestas plantadas do Brasil, com 2,3 milhões de hectares. O diagnóstico vai mostrar todo o potencial do setor, além de embasar a elaboração de políticas públicas e o apoio para os pequenos produtores que queiram investir na silvicultura”, avalia.
De setembro a novembro de 2025, especialistas irão percorrer mais de 40 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras de florestas plantadas em 14 estados, responsáveis por 98% da área total plantada no país. A Expedição registrará mais de 40 mil pontos de controle para validar o mapeamento da silvicultura no Brasil.
A Expedição vai visitar centenas de propriedades, onde serão realizadas entrevistas com proprietários e gestores florestais, além da coleta de dados quantitativos e qualitativos em cerca de 1.000 parcelas amostrais.
Além de levantar dados de produtividade florestal, a iniciativa investigará tendências de investimento, custos de produção e as percepções e expectativas dos produtores. Também serão avaliadas as práticas socioambientais adotas nas diferentes regiões, bem como os impactos das mudanças climáticas sobre a produção florestal.
Projeto de Fomento Florestal
Durante o evento, a Secretaria de Agricultura apresentou as parcerias que estão sendo construídas para cumprir a meta estabelecida no Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) de redução das emissões de gases de efeito estufa. “A Seapa está trabalhando para a formação de 80 mil hectares de novos plantios florestais até 2030. O projeto piloto será implantado no Vale do Jequitinhonha, em parceria com a Aperam BioEnergia e a Emater-MG”, informou a Superintendente de Fomento Florestal da Seapa, Taiana Arriel.
As empresas parceiras do projeto vão fornecer as mudas e os insumos para os produtores, que terão assistência técnica continuada da Emater-MG. Já a venda da madeira será feita para a empresa parceira. “A atividade florestal fica 7 anos no campo, entre o plantio até o corte da madeira. Durante todo esse tempo, também serão realizadas ações de conscientização ambiental e programas socioeducativos junto aos produtores”, complementa.
A Expedição Silvicultura é organizada pela Canopy, empresa pioneira no uso de geotecnologias aplicadas ao setor florestal no Brasil, em parceria com a Embrapa Florestas. Em Minas Gerais, além da Secretaria de Agricultura, o projeto tem o apoio da Emater-MG e da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif).
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli