CNA promove live sobre saúde e segurança no trabalho rural
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma live, na quarta (10), sobre a Norma Regulamentadora 31 (NR-31) e boas práticas trabalhistas no campo.
A exibição teve a participação de Rodrigo Costa e Carolina Melo, assessores jurídicos da CNA e moderadores, e da advogada e especialista em direito do agronegócio, Vitória Cavalcante Leite.
A NR-31 estabelece regras de segurança e saúde no trabalho para reduzir acidentes e doenças ocupacionais, além de conciliar a produtividade do agronegócio com a proteção da integridade física dos trabalhadores, além de conter orientações e diretrizes para os produtores rurais, visando o seu resguardo e proteção diante de possíveis fiscalizações.
Ao todo, existem 37 NRs em vigor, mas a NR-31 é a Norma Regulamentadora específica para aplicação ao trabalho rural e a vida no campo.
“O maior ativo do campo são as pessoas e, por isso, precisamos manter um ambiente de trabalho seguro, que vá além do cumprimento de normas, valorizando a vida”, destacou Vitória Cavalcante Leite.
Segundo a especialista, a NR-31 é estruturada em pilares que, quando bem aplicados, funcionam de forma integrada. São eles: gestão de riscos, organização do trabalho, máquinas e equipamentos, EPIs e EPCs, alojamento e transporte, além da capacitação.
Seguir a NR-31 “é transformar a fazenda em um espaço produtivo, seguro e qualificado, que promove boas práticas e beneficia tanto empregadores quanto trabalhadores”, afirmou a especialista.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli