Setor de fertilizantes projeta crescimento em ano desafiador
De janeiro a agosto de 2025, o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos) estima um aumento de 10% na entrada de fertilizantes no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2024. No entanto, em termos de nutrientes, o volume se aproxima dos valores registrados no ano passado, evidenciando uma redução na concentração dos fertilizantes importados. “Esse cenário é influenciado principalmente pela produção chinesa de sulfato de amônia, super simples e produtos que contêm nitrogênio e fósforo”, aponta o diretor-presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira.
A projeção de crescimento apresentada pelo Sindiadubos acompanha os dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). Segundo a entidade, de janeiro a junho, as entregas de fertilizantes cresceram 10,5%, o que pode ser parcialmente explicado pela diminuição da concentração desses produtos. Já o aumento na entrada de fertilizantes no país foi acompanhado de um acréscimo de 3% no preço cobrado por cada mil toneladas, em relação ao mesmo período de 2024.
Com o reajuste nos valores de comercialização, o setor tem enfrentado desafios decorrentes do conflito entre Ucrânia e Rússia e seus desdobramentos no cenário geopolítico internacional. “Ainda assim, o segmento tem buscado soluções para garantir o abastecimento do mercado, diante da expectativa de uma supersafra de grãos”, afirma o diretor-presidente do Sindiadubos.
19ª edição do Simpósio NPK 2025
Para tratar das tendências no agronegócio e das mudanças ocorridas até o momento, tanto no âmbito nacional quanto internacional, o Sindiadubos realizará, no próximo dia 30 de outubro, em Curitiba (PR), a 19ª edição do Simpósio NPK 2025. O evento reunirá todos os players da cadeia produtiva, desde produtores de fertilizantes no Brasil e no exterior até consumidores finais.
Na avaliação de Teixeira, “devido à força econômica do setor e à sua relação direta com a produtividade agrícola, é essencial promover eventos voltados à discussão das principais tendências do mercado de fertilizantes”. O diretor-presidente do Sindiadubos ressalta ainda que o uso de fertilizantes é uma parte importante da produção agrícola brasileira. “Com a importação desses produtos e as mudanças econômicas no cenário internacional, é fundamental reunir o setor para troca de informações, experiências e networking”, destaca.
A programação do simpósio terá três palestras, sobre os temas: performance e perspectivas do setor em 2025 e 2026, cenário nacional e internacional do agronegócio e projeções de custo e rentabilidade da safra 2025/2026. Para abordar cada assunto, o evento terá a participação do diretor-presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira; do analista de fertilizantes da Agroinvest, Jeferson Souza; e da expert em agronegócio, jornalista e apresentadora Kellen Severo.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli