Farsul manifesta sua preocupação com a Jornada Universitária pela Reforma Agrária
A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) manifesta sua preocupação com a Jornada Universitária pela Reforma Agrária, realizada no dia 22 de setembro de 2025, e que teve como destaque o combate ao agronegócio. A atividade, que para nossa perplexidade e indignação, contou com conivência da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), local do evento, vai em caminho contrário às necessidades e anseios da sociedade brasileira.
Ao estimular o ataque a um setor que é responsável por alimentar milhões de brasileiros, além de mais duas centenas de outros países, faz apenas aumentar a cizânia em um país acossado pelo ranço ideológico. O discurso de ódio contra aqueles que são apontados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como exemplo de agricultura sustentável em nada agrega ao desenvolvimento de nossa nação.
E mais agravante é isso ocorrer exatamente dentro de um ambiente acadêmico, onde deveria imperar o conhecimento, a tolerância e a concórdia. A discussão de ideias é saudável e necessária, sem dúvida nenhuma, mas a mesquinhez da ira gratuita em nada agrega ao debate. Ainda mais quando esse estímulo ao ódio vem de um grupo que ascende ao ensino superior gratuito de forma privilegiada por uma legislação benevolente a um público específico.
Cremos que esse grave incidente não condiz com os anseios da comunidade acadêmica, cidadãos pelotenses e a sociedade brasileira. Acreditamos muito mais naqueles que querem agregar, do que naqueles que vem dividir.
0 comentário
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?