Famato recebe comitiva da Indonésia em busca de parcerias no agronegócio mato-grossense
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta quinta-feira (25/09), a visita de uma comitiva da Indonésia liderada pelo embaixador Edi Yusup. O encontro reforçou a importância estratégica do estado no cenário global do agronegócio e despertou grande interesse do país asiático diante do potencial produtivo mato-grossense.
A delegação contou ainda com o conselheiro da embaixada Dhanny Perkasa, a cônsul honorária da Indonésia no Brasil, Anna Isadora Coimbra, e o presidente das Câmaras Indo-Brasileira e Indonésia-Brasil, Allan Camillo. Eles foram recebidos pelos diretores do Famato, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), além do coordenador de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rodrigo Silva, que apresentou números e dados sobre a força do agro no estado e no Brasil.
Durante o encontro, o embaixador Edi Yusup destacou que a Indonésia está atenta às demandas globais por segurança alimentar e vê no Brasil, especialmente em Mato Grosso, um parceiro essencial para ampliar relações comerciais. Ele ressaltou ainda as oportunidades para empresários brasileiros investirem em seu país e para a criação de parcerias estratégicas entre as duas nações.
A cônsul Anna Isadora Coimbra reforçou a admiração da comitiva diante dos números apresentados e afirmou que a Indonésia busca não apenas comprar commodities, mas também estabelecer joint ventures e investimentos diretos em Mato Grosso. “Encontramos aqui o que a Indonésia vem buscando em agronegócios. Queremos ser parceiros, trazer investimentos e contribuir para o crescimento conjunto das produções”, afirmou.
A Indonésia é considerada um mercado estratégico para o setor de proteína animal, especialmente para a carne bovina brasileira, dado o aumento do consumo pela população local. O encontro abre caminho para futuras negociações e estreitamento das relações comerciais.
O diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, destacou a relevância da visita e a oportunidade de estreitar laços. “Receber uma comitiva como a da Indonésia é motivo de orgulho para nós e demonstra que Mato Grosso está no radar das grandes economias do mundo. Nosso estado é um gigante do agro e tem condições de atender com qualidade e sustentabilidade as demandas internacionais. Estamos preparados para transformar esse interesse em parcerias concretas que tragam benefícios para os produtores e para toda a sociedade”, afirmou.
Também participaram da reunião a assessora de Assuntos Internacionais da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Tais Costa, a representante da Casa Civil, Bruna Moraes de Aquino, o organizador da Expominério, Humberto Oliveira, e o tradutor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Rafael Bonate.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli