Apta vai à Índia para fortalecer cooperação em pesquisa agropecuária
Durante esta semana, gestores e pesquisadores da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), órgão responsável pelas atividades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, participam de encontro internacional em Nova Dheli, capital da Índia, focado em estreitar parcerias de pesquisa no agronegócio e fortalecer um histórico de cooperação entre os dois países.
O diretor da Apta, Carlos Nabil Ghobril, vê a visita como uma oportunidade de aproximação tanto em âmbito comercial, onde as relações merecem maior desenvolvimento, quanto na área técnica e de inovação. “A Índia detém cerca de 11% da produção mundial de alimentos, com uma população que já ultrapassa 1,4 bilhão de habitantes. Eles têm um compromisso muito grande com a agricultura para alimentar a toda essa população e o propósito principal da missão é aproximarmos as startups brasileiras e indianas para poderem trabalhar em conjunto e desenvolver soluções para os dois países”, comenta.
Uma das atividades da programação, o Brazil-India Agri Innovation Day, foi dedicada a esse propósito. Organizado pelo Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR), o evento marcou o lançamento da segunda edição do Brazil–India Cross-Incubation Programme in Agritech (Maitri 2.0), programa de incubação voltado ao agronegócio que abrange as duas nações com o objetivo de promover inovação tecnológica e gerar intercâmbio de boas ideias e práticas.
“A Índia é o quarto maior mercado de startups do mundo, com um ecossistema maduro, consolidado e vibrante”, conta o líder de Inovação da Apta e gestor do AptaHub, Sergio Tutui, também presente na comitiva. “Isso possibilita não somente a troca de experiências e melhoria dos processos de fomento e gestão da inovação, como também políticas que facilitem a internacionalização das nossas startups num dos maiores mercados consumidores do mundo”, complementa.
Em consonância com Nabil, ele acredita que um dos grandes desafios da Índia é alimentar uma população crescente, sem possibilidade de expansão de áreas agriculturáveis ao passo que enfrenta limitações de infraestrutura e logística. “Por isso o investimento na pesquisa agropecuária é estratégico e uma política de estado indiana. Não à toa a rede de pesquisa científica e tecnológica no agro aqui é uma das maiores do mundo, com o segundo maior banco de germoplasma do planeta”, enfatiza Tutui. Para ele, as características de solo e clima são semelhantes nas duas nações, o que faz com que a produção agrícola tenha muitos paralelos. “Dessa forma, os avanços científicos tecnológicos dos dois países são complementares e o co-desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias pode ser benéfico para ambos”, defende.
Os gestores sustentam que as oportunidades de intercâmbio técnico-cientifico entre as sete Instituições de Ciência e Tecnologia da Apta e os institutos indianos podem ampliar o espectro e as abordagem dos projetos institucionais, impactando positivamente o desenvolvimento tecnológico do agro paulista. “O intuito é fortalecer também o AptaHub como um dos principais hubs de inovação do agro do Brasil, ampliando as possibilidades de consolidação e expansão dessas empresas nascentes de base tecnológica (deep techs) e alto valor agregado, gerando empregos qualificados e arrecadação ao estado”, detalha o líder de Inovação.
O diretor da Apta lembra que esse é um passo importante no estreitamento das relações e que já está sendo planejada uma viagem de pesquisadores indianos para conhecer a estrutura de pesquisa paulista. “Esperamos poder receber, de forma recíproca, uma missão da Índia em nosso país ainda esse ano”, finaliza Nabil.
O roteiro inclui, além de Nova Delhi, visitas em Bangalore. A delegação conta ainda com as coordenadoras do Instituto Biológico (IB-Apta), Ana Eugênia de Carvalho, e do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), Priscilla Fagundes, e o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC-Apta) Hamilton Ramos, além de membros da equipe AptaHub.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli