Brasil conquista prêmio de Melhor Estande Internacional na Expoalimentaria - Peru 2025
O Brasil foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo e pela quinta vez na história, com o prêmio de Melhor Estande Internacional na Expoalimentaria 2025, realizada de 24 a 26 de setembro, em Lima (Peru). O Pavilhão Brasil foi organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A missão oficial foi liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, acompanhado pela coordenadora de projetos da SCRI, Anderlise Borsoi, e pelo coordenador Péricles Mendes. O adido agrícola em Lima, Warley Efraim, e a Embaixada do Brasil no Peru também deram suporte à iniciativa.
Em menos de 48 horas na capital peruana, a delegação brasileira obteve duas conquistas estratégicas para o agronegócio nacional: o reconhecimento da regionalização para influenza aviária e a ampliação do escopo de habilitações para exportação de farinhas e gorduras animais. Há ainda expectativa de que, nas próximas semanas, novos avanços sejam anunciados, fruto da crescente cooperação entre o Mapa, o Ministério da Agricultura peruano e o Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa).
Em Lima, o secretário Luís Rua reuniu-se com o ministro da Agricultura do Peru, Ángel Manero, e com a diretora-geral do Senasa, Vilma Gutarra. Ele também participou de agendas paralelas, como o encontro promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), voltado à biosseguridade e complementariedade da avicultura e suinocultura brasileiras; uma reunião com o embaixador do Brasil no Peru, Clemente Baena Soares; e uma mesa de diálogo com empresários brasileiros e peruanos para discutir facilitação do comércio.
Na feira, o Brasil apresentou 32 empresas expositoras de diversos setores e outras 20 participantes indiretas, totalizando mais de 100 produtos em exibição. Embora o Peru – que importa anualmente mais de US$ 400 milhões em produtos do agronegócio brasileiro – tenha sido o principal mercado-alvo, os expositores também prospectaram compradores de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Malásia, Indonésia e Equador.
O Pavilhão Brasil destacou-se pelo design moderno e pelo espaço gastronômico “Brasil Experience”, que proporcionou aos visitantes degustações de pratos elaborados com produtos nacionais.
A conquista do prêmio e os avanços sanitários obtidos reforçam a imagem do Brasil como parceiro confiável e inovador, ampliando a presença do agronegócio brasileiro em mercados estratégicos da América Latina.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli