Agrural: Com plantio mais rápido da história, PR puxa ritmo da semeadura de soja no país
O plantio da safra 2025/26 de soja atingiu na quinta-feira (02) 9% da área estimada para o Brasil, contra 3% uma semana antes e 4% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. O índice é o segundo mais alto para a data na série histórica da AgRural, iniciada na safra 2008/09, e é puxado pelo Paraná, que nunca plantou tão rápido como na atual temporada.
Apesar das chuvas mais escassas e das altas temperaturas da semana passada, Mato Grosso também registrou bom avanço no plantio, ainda que não tanto quanto o do Paraná, já que a umidade do solo ainda é irregular. Como não há grandes volumes previstos para esta semana, porém, a semeadura mato-grossense poderá perder fôlego. Os produtores também temem problemas de germinação.
Milho verão
A semeadura do milho verão 2025/26 chegou na quinta-feira (02) a 40% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 32% na semana passada. O índice, que supera os 37% de um ano atrás, é o mais alto para a data desde a safra 2012/13, quando a AgRural deu início aos levantamentos semanais de plantio do cereal. As condições climáticas favorecem a semeadura e o desenvolvimento das lavouras nos estados do Sul, que ainda concentram os trabalhos neste início de outubro.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli