Produtores do Paraguai e do Brasil ampliam uso de fertilizantes menos concentrados em 2025, indica relatório da StoneX
A demanda por fertilizantes de menor concentração vem ganhando força no mercado paraguaio e no brasileiro em 2025, aponta o relatório semanal de fertilizantes da StoneX, empresa global de serviços financeiros. Entre janeiro e agosto, as importações de SSP (superfosfato simples) pelo Paraguai cresceram 25% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as de NP, produto à base de nitrogênio e fósforo, aumentaram 38%. Em contrapartida, as compras de MAP, um fosfatado de maior concentração, recuaram 13% na comparação com 2024.
O movimento não é isolado, já que no Brasil o crescimento das aquisições de fertilizantes menos concentrados também indica uma mudança estratégica dos produtores. Diante de relações de troca nos piores níveis dos últimos anos, preços elevados e oferta global restrita, os compradores buscam alternativas mais acessíveis para manter a adubação das lavouras sem comprometer a rentabilidade.
“O mercado tem se ajustado a um cenário de margens mais estreitas e custos ainda elevados. A escolha por produtos de menor concentração, como SSP, é uma estratégia para manter a eficiência agronômica sem comprometer o fluxo de caixa dos produtores”, avalia o analista de Inteligência de Mercado, Tomás Pernías.
No segmento de nitrogenados, o comportamento é semelhante. As importações paraguaias de sulfato de amônio, um produto de menor concentração que a ureia, estão 15% acima das de 2024. Já as compras de ureia, um produto com maior quantidade de nitrogênio, avançaram apenas 4%, reforçando a tendência de substituição parcial por opções mais econômicas.
8º Seminário StoneX – Desafios e Oportunidades para os Mercados de Commodities
O cenário do mercado de fertilizantes será um dos temas do 8º Seminário StoneX – Desafios e Oportunidades para os Mercados de Commodities, no próximo dia 15 de outubro.
Inscreva-se gratuitamente clicando aqui.
Na ocasião, também será lançado o Relatório de Perspectivas para Commodities para o quarto trimestre, que poderá ser baixado gratuitamente.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli