Inpasa investirá R$2,4 bi para construção de usina de etanol de grãos em Goiás

Publicado em 31/10/2025 11:05 e atualizado em 31/10/2025 13:22

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Inpasa, uma das maiores produtoras de etanol de grãos da América Latina, anunciou o início da construção de sua nova unidade em Rio Verde (GO), onde investirá R$2,4 bilhões.

A nova planta será a nona da companhia e a primeira em território goiano, fortalecendo a integração entre agricultura, energia e indústria, destacou a empresa, que prevê inaugurá-la no primeiro trimestre de 2027, de acordo com nota publicada pela empresa nesta sexta-feira. A Inpasa prevê utilizar milho, o sorgo e outros cereais.

A usina está projetada para ter capacidade anual para processar 2 milhões de toneladas de grãos, resultando na produção de 1 bilhão de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (ração proteica para bovinos, suínos e aves), 47 mil toneladas de óleo vegetal e geração estimada de 345 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa.

Segundo o presidente da Inpasa, Éder Odvar Lopes, a escolha de Rio Verde reflete uma "decisão estratégica baseada na infraestrutura logística do município, na força da produção agrícola regional e na vocação inovadora do agronegócio goiano".

Fundada em 2006, a Inpasa iniciou suas atividades no Paraguai e hoje opera sete unidades industriais — cinco no Brasil e duas no Paraguai --, além de ter uma planta em construção em Luís Eduardo Magalhães (BA).

No Brasil, a companhia tem unidades em operação nos Estados de Mato Grosso (Sinop e Nova Mutum), Mato Grosso do Sul (Dourados e Sidrolândia) e Maranhão (Balsas), além da planta em construção na Bahia.

Com capacidade instalada para produzir 6,2 bilhões de litros de etanol por ano, a companhia também gera 3,3 milhões de toneladas de DDGS, 312 mil toneladas de óleo vegetal e 1.513 GWh de energia elétrica renovável, de acordo com nota da empresa.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário