Rússia bombardeia Kiev com drones e mísseis; 4 pessoas morrem e dezenas ficam feridas
![]()
Por Anastasiia Malenko e Olena Harmash
KIEV (Reuters) - A Rússia lançou um ataque maciço com drones e mísseis contra Kiev na madrugada de sexta-feira, matando quatro pessoas e ferindo dezenas em ataques a instalações de energia, prédios de apartamentos e infraestrutura, disseram autoridades ucranianas.
O presidente Volodymyr Zelenskiy afirmou que as forças russas usaram 430 drones e 18 mísseis, tornando o ataque um dos maiores na capital até agora. Kiev estava respondendo com ataques de longo alcance, disse ele, pedindo aos aliados que endurecessem as sanções contra a Rússia.
A Força Aérea informou que a maioria dos drones e mísseis foi abatida, mas as autoridades disseram que a queda de destroços e incêndios danificaram apartamentos em arranha-céus, uma escola, um centro médico e prédios administrativos em nove distritos da cidade de cerca de 3 milhões de habitantes.
"Um ataque perverso -- até o momento, sabemos que há dezenas de feridos, incluindo crianças e uma mulher grávida. Infelizmente, quatro pessoas foram mortas", declarou Zelenskiy em um post no X.
MUITAS PESSOAS GRITANDO
Anastasia, de 29 anos, descreveu o momento em que seu bloco de apartamentos foi atingido: "Naquele momento, você não sabe o que fazer primeiro: salvar a si mesmo, seu filho, ou correr para ajudar as pessoas, porque muitas pessoas estavam gritando e precisavam de ajuda", contou ela.
Zelenskiy disse que a Embaixada do Azerbaijão foi atingida por destroços de um míssil Iskander.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que pelo menos 29 pessoas ficaram feridas em toda a cidade, incluindo duas crianças, e uma mulher grávida estava entre as nove pessoas tratadas no hospital.
Imagens mostraram chamas sobre a cidade em vários locais, enquanto os moradores se amontoavam em ruas repletas de escombros do lado de fora dos prédios após o ataque.
O sistema de aquecimento da cidade também sofreu danos, com o serviço cortado em um distrito, mas as interrupções de emergência foram resolvidas, disse o prefeito. Cortes parciais de energia foram anunciados na região central de Kiev, na região de Odessa, no sul, e na região de Donetsk, no leste, informou o Ministério da Energia.
(Reportagem adicional de Yurii Kovalenko)
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano