Fim das tarifas recoloca EUA no centro do mercado de fertilizantes e muda o rumo do cenário global de adubos
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de eliminar as tarifas sobre fertilizantes importados — anunciada em 14 de novembro — altera de forma significativa o ambiente do mercado norte-americano e gera novas expectativas para a formação de preços nos curto e médio prazos.
De acordo com o Relatório Semanal de Fertilizantes da StoneX, empresa global de serviços financeiros, a retirada das tarifas deve reduzir o custo dos adubos importados e restaurar a atratividade do mercado dos EUA, um dos mais relevantes do comércio global de nutrientes.
“As tarifas impostas no primeiro semestre de 2025 criaram uma distorção importante. Os agricultores passaram a enfrentar uma das piores relações de troca dos últimos anos, pressionados simultaneamente pelo recuo das commodities agrícolas e pelos insumos encarecidos. A suspensão das tarifas tende a aliviar parte desse desequilíbrio”, avalia o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Tomás Pernías.
Durante o período em que as tarifas estiveram vigentes, fornecedores internacionais redirecionaram cargas para mercados onde não seriam taxados, reduzindo a oferta interna nos EUA e contribuindo para a manutenção dos preços em patamares elevados. O ambiente de incerteza também afetou investidores e intensificou a cautela dos agricultores americanos, que reduziram novas aquisições devido ao baixo estímulo econômico.
Com a retirada das tarifas, o mercado já reage. “A queda expressiva nos preços futuros do fosfato diamônico (DAP) nos últimos dias é um sinal claro de que o mercado incorporou rapidamente a mudança e passou a precificar expectativas baixistas”, explica Pernías.
Ainda assim, o especialista pondera que o movimento de baixa pode encontrar limites. “A proximidade da temporada de formação de estoques para as aplicações da primavera pode sustentar a demanda e impedir uma queda linear dos preços. O mercado vive agora um jogo de forças: de um lado, o fator baixista da retirada das tarifas; de outro, a recomposição das compras e a necessidade de abastecimento”, conclui.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano