Agroindústria tem alta de 2,3% em setembro de 2025, ante o mesmo mês do ano passado, revela o FGVAgro
O volume de produção agroindustrial registrou expansão de 2,3% em setembro de 2025, ao comparar com o mesmo mês do ano anterior, sendo o primeiro resultado positivo após três meses consecutivos de retrações, é o que revela os dados da pesquisa sobre o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro) do FGVAgro.
A expansão da Agroindústria foi puxada pelos segmentos de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 5,8% no período. Por sua vez, o Segmento de Produtos Não Alimentícios contraiu 1,5%. Na realidade, quando se considera os setores que compõem os segmentos, observa-se que houve uma expansão quase que generalizada. Os únicos setores que não registraram crescimento foram Bebidas Alcoólicas (–6,7%) e Biocombustíveis (–24,4%). A queda do setor de Biocombustíveis foi tão intensa que mais do que compensou as altas nos demais setores do segmento de Produtos Não Alimentícios.
Apesar do bom desempenho no mês, o estudo revelou que foi suficiente apenas para zerar as perdas no trimestre. No acumulado do 3º trimestre, a Agroindústria retraiu (–0,01%) quando comparada com o mesmo trimestre de 2024. Por fim, para que o setor consiga registrar crescimento em 2025, basta que ele acumule uma leve alta de 0,3% ao longo do 4º trimestre frente ao mesmo período do ano anterior. No entanto, dado a evolução observada ao longo do ano, esse desempenho está longe de ser garantido.
Os pesquisadores do FGVAgro explicam que a Agroindústria ainda tem desafios como a taxa de juros elevada, que aumenta o custo de capital e um tarifaço que deteriorou as expectativas do setor. Por outro lado, há um mercado interno aquecido e uma busca por novos mercados para tentar contornar os efeitos adversos ao atrito comercial com os Estados Unidos
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano