Evento na B3 discute oportunidades no mercado de capitais para o agro
Especialistas do agronegócio e do setor financeiro estarão na Arena B3, em São Paulo, para a realização do evento “O Agro e o Mercado de Capitais” nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, das 8h30 às 12h. O evento é aberto aos jornalistas e a confirmação de presença é obrigatória.
O objetivo é contribuir com o projeto AgroCapitais iniciado em 2022, que desmistifica o mercado de capitais e apresenta novas fontes de financiamento privado ao agronegócio brasileiro, conectando agentes das cadeias produtivas do agronegócio e investidores. O evento é uma realização do IBDA (Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), IPA (Instituto Pensar Agropecuária) e B3. Além de um panorama sobre oportunidades no mercado de capitais para o agronegócio, serão debatidos o cenário econômico e perspectivas para o agro, inovação e evolução do mercado financeiro no agro, gestão de riscos e oportunidades no agro, tributação e desafios regulatórios no mercado financeiro e de capitais.
Na abertura, Renato Buranello, presidente do IBDA, Geraldo Melo, diretor geral do IPA, e Guilherme Bastos, coordenador do FGV Agro irão abordar o cenário econômico e perspectivas para o agronegócio, destacando o caminho do mercado de capitais, tendências que impactam o crédito e os investimentos no setor. O primeiro painel, sob mediação de Buranello, discutirá inovação e evolução do mercado financeiro no agronegócio, com Bruno Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM, Moacir Teixeira, sócio fundador da Ecoagro, Ana Paula Freitas Marcelino, gerente de relacionamento da B3, e José Alves Ribeiro Júnior, sócio do escritório VBSO Advogados, que irão analisar como as novas estruturas e instrumentos vêm impulsionando o financiamento agro.
Gestão de riscos e oportunidades no agro brasileiro é o tema do segundo painel, com moderação de Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola do MAPA, e a participação de Geraldo Melo, do IPA, Henrique Filho, head de Private/Comercial da Nova Futura Investimentos, Flavia Palacios, diretora da ANBIMA e CEO da Opea, e Luiz Claudio Caffagni, da Sombrero Seguros.
Logo após haverá palestra técnica com Paulo Vaz, sócio de Tributário do VBSO Advogados, sobre a tributação e desafios regulatórios no mercado financeiro e de capitais. No encerramento, às 12h, acontecerá o lançamento do livro “Reforma Tributária e Agronegócio”, coordenado por Renato Buranello, Paulo Vaz e Giuliano Ramos Alves. A obra é da Editora Quartier Latin e conta com apoio da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio).
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano