Estoques de óleo de palma da Malásia atingem maior nível em seis anos e meio em novembro

Publicado em 10/12/2025 08:33 e atualizado em 10/12/2025 09:56

Logotipo Reuters

 

Por Ashley Tang e Rajendra Jadhav

KUALA LUMPUR/MUMBAI, 10 Dez (Reuters) - Os estoques de óleo de palma da Malásia aumentaram em novembro, atingindo o maior nível em mais de seis anos e meio, já que as exportações mais fracas coincidiram com a segunda maior produção já registrada no mês, mostraram dados do órgão regulador do setor nesta quarta-feira.

O aumento dos estoques no segundo maior produtor mundial do óleo tropical pode pesar sobre os futuros de referência da Malásia, que estão sendo negociados perto de uma mínima de cinco meses. [POI/]

Os estoques de óleo de palma da Malásia em novembro aumentaram 13% em relação ao mês anterior, para 2,84 milhões de toneladas, o maior volume desde março de 2019, informou o Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB).

A produção de óleo de palma bruto caiu 5,3% em novembro em relação a outubro, para 1,94 milhão de toneladas, mas ainda foi a maior produção de novembro registrada desde 2017, disse o MPOB.

Enquanto isso, as exportações de óleo de palma caíram 28,1%, para 1,21 milhão de toneladas, interrompendo dois meses consecutivos de ganhos.

Uma pesquisa da Reuters previu estoques de 2,66 milhões de toneladas, com produção de 1,98 milhão de toneladas e exportações de 1,44 milhão de toneladas. [PALM/POLL]

Dado o ritmo atual de produção, a produção total da Malásia provavelmente excederá 20 milhões de toneladas pela primeira vez em 2025, o que poderia pressionar os preços para baixo, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da Sunvin Group, corretora de óleo vegetal com sede em Mumbai.

Nos últimos 25 anos, a produção de dezembro caiu em uma média de 8,9% em relação ao mês anterior.

As exportações de dezembro da Malásia devem permanecer sob pressão, uma vez que a Indonésia tem fornecido óleo de palma a preços mais baixos após um corte nos impostos de exportação promovido pelo governo, disse um negociante de uma trading global com sede em Mumbai.

A Indonésia reduziu o imposto de exportação sobre as remessas de óleo de palma bruto em dezembro para US$74 por tonelada, ante US$124 em novembro.

(Reportagem de Ashley Tang e Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário