3tentos inicia processamento de canola em unidade gaúcha e vê expansão da safra
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO, 10 Dez (Reuters) - A 3tentos iniciou processamento de canola na unidade industrial de Ijuí (RS), em operação que deverá se estender por até três meses, integrando a oleaginosa ao projeto industrial da companhia, informou em comunicado nesta quarta-feira.
De acordo com a 3tentos, essa cultura de inverno tem potencial de ampliar sua área plantada no Rio Grande do Sul em 2026, já que os preços têm se mostrado vantajosos até mesmo frente à soja, uma safra de verão.
A empresa, que conta com um programa para estimular a adoção da oleaginosa pelos agricultores gaúchos, investiu R$60 milhões na adaptação da planta de Ijuí para viabilizar o processamento da canola.
"Temos toda a estrutura tecnológica e o seguro integrado", afirmou o CEO da 3tentos, João Marcelo Dumoncel, ressaltando que a companhia está "liderando" o movimento para ampliação da cultura no Rio Grande do Sul, oferecendo assistência técnica aos produtores e um programa de "barter" (troca por insumos), incluindo seguro agrícola.
Para o início do processamento de canola, a empresa recebeu 70 mil toneladas da oleaginosa, matéria-prima do farelo e óleo/biodiesel.
Segundo ele, os preços estão estimulantes para os agricultores.
"Até o ano passado, a canola tinha desconto de 5% a 10% sobre o preço da soja. Hoje trabalha com prêmio de 5% a 10%", destacou.
Além disso, a cultura da canola oferece elevado rendimento industrial: produz cerca de 400 quilos de óleo por tonelada, o dobro da produtividade média da soja.
O Rio Grande do Sul plantou 240 mil hectares de canola em 2025 e poderá até dobrar a área no próximo ciclo, de acordo com avaliação citada pela empresa.
O objetivo é introduzir a canola como uma cultura de rotação de inverno, que não vai ocupar o lugar do trigo, mas irá se alternar a ele a cada duas safras, explicou a empresa.
"O Estado tem uma área descoberta que não está tendo uma atividade econômica importante o ano todo. Estamos incentivando o produtor a ocupar este espaço sem diminuir o trigo, mas acrescentando a canola como uma cultura de inverno", disse Dumoncel.
A 3tentos conta atualmente com aproximadamente 24 mil produtores rurais parceiros, oferecendo insumos e adquirindo a produção.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
3tentos inicia processamento de canola em unidade gaúcha e vê expansão da safra
MAPA e MDA recebem representantes da Fetag e Federarroz em Porto Alegre
Agricultores dos EUA dizem que pacote de ajuda de US$12 bi não cobrirá perdas
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau