Estoques de óleo de palma da Malásia ultrapassam 3 mi t com aumento da produção

Publicado em 12/01/2026 09:02 e atualizado em 12/01/2026 11:11

Logotipo Reuters

Por Ashley Tang e Rajendra Jadhav

KUALA LUMPUR/MUMBAI, 12 Jan (Reuters) - Os estoques de óleo de palma da Malásia aumentaram em dezembro, atingindo um recorde de quase sete anos, ultrapassando o limite de 3 milhões de toneladas, depois que a maior produção mensal em oito anos ofuscou uma recuperação apenas modesta nas exportações.

O aumento dos estoques no segundo maior produtor mundial do óleo tropical pode pesar sobre os futuros de referência da Malásia, que estão sendo negociados perto de uma mínima de seis meses. [POI/]

Os estoques de óleo de palma aumentaram 7,58% em relação ao mês anterior, para 3,05 milhões de toneladas em dezembro, atingindo o nível mais alto desde fevereiro de 2019, mostraram dados do Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB) na segunda-feira.

A produção de óleo de palma bruto caiu 5,46% em relação ao mês anterior, para 1,83 milhão de toneladas, mas ainda foi a maior produção para dezembro em oito anos.

A produção maior do que a esperada em dezembro ajudou a elevar a produção de óleo de palma da Malásia em 2025 em 4,9% em relação ao ano anterior, para um recorde de 20,28 milhões de toneladas.

A Reuters foi a primeira a informar, em novembro, que a produção deveria ultrapassar 20 milhões de toneladas.

As exportações de óleo de palma aumentaram 8,52%, para 1,32 milhão de toneladas em dezembro, revertendo um declínio no mês anterior, mostraram os dados do MPOB.

Apesar do aumento em dezembro, as exportações anuais caíram 9,6%, uma vez que o preço do óleo de palma foi mais alto do que os dos óleos de soja e de girassol, produtos concorrentes, durante o primeiro semestre de 2025.

Uma pesquisa da Reuters previu estoques de 2,97 milhões de toneladas, com produção de 1,76 milhão de toneladas e exportações de 1,25 milhão de toneladas. [PALM/POLL]

As exportações de óleo de palma da Malásia aumentaram nos primeiros 10 dias de janeiro. Mas os embarques podem ter dificuldades na segunda metade do mês, já que os vendedores indonésios estão vendendo agressivamente os suprimentos antes de um aumento esperado nas taxas de exportação, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da Sunvin Group, corretora de óleos vegetais com sede em Mumbai.

A Indonésia provavelmente aumentará sua taxa de exportação de óleo de palma para apoiar o mandato de biodiesel do país, disse Eniya Listiani Dewi, funcionário do Ministério da Energia, a repórteres na quinta-feira.

(Reportagem de Ashley Tang e Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário