Estoques de óleo de palma da Malásia ultrapassam 3 mi t com aumento da produção
![]()
Por Ashley Tang e Rajendra Jadhav
KUALA LUMPUR/MUMBAI, 12 Jan (Reuters) - Os estoques de óleo de palma da Malásia aumentaram em dezembro, atingindo um recorde de quase sete anos, ultrapassando o limite de 3 milhões de toneladas, depois que a maior produção mensal em oito anos ofuscou uma recuperação apenas modesta nas exportações.
O aumento dos estoques no segundo maior produtor mundial do óleo tropical pode pesar sobre os futuros de referência da Malásia, que estão sendo negociados perto de uma mínima de seis meses. [POI/]
Os estoques de óleo de palma aumentaram 7,58% em relação ao mês anterior, para 3,05 milhões de toneladas em dezembro, atingindo o nível mais alto desde fevereiro de 2019, mostraram dados do Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB) na segunda-feira.
A produção de óleo de palma bruto caiu 5,46% em relação ao mês anterior, para 1,83 milhão de toneladas, mas ainda foi a maior produção para dezembro em oito anos.
A produção maior do que a esperada em dezembro ajudou a elevar a produção de óleo de palma da Malásia em 2025 em 4,9% em relação ao ano anterior, para um recorde de 20,28 milhões de toneladas.
A Reuters foi a primeira a informar, em novembro, que a produção deveria ultrapassar 20 milhões de toneladas.
As exportações de óleo de palma aumentaram 8,52%, para 1,32 milhão de toneladas em dezembro, revertendo um declínio no mês anterior, mostraram os dados do MPOB.
Apesar do aumento em dezembro, as exportações anuais caíram 9,6%, uma vez que o preço do óleo de palma foi mais alto do que os dos óleos de soja e de girassol, produtos concorrentes, durante o primeiro semestre de 2025.
Uma pesquisa da Reuters previu estoques de 2,97 milhões de toneladas, com produção de 1,76 milhão de toneladas e exportações de 1,25 milhão de toneladas. [PALM/POLL]
As exportações de óleo de palma da Malásia aumentaram nos primeiros 10 dias de janeiro. Mas os embarques podem ter dificuldades na segunda metade do mês, já que os vendedores indonésios estão vendendo agressivamente os suprimentos antes de um aumento esperado nas taxas de exportação, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da Sunvin Group, corretora de óleos vegetais com sede em Mumbai.
A Indonésia provavelmente aumentará sua taxa de exportação de óleo de palma para apoiar o mandato de biodiesel do país, disse Eniya Listiani Dewi, funcionário do Ministério da Energia, a repórteres na quinta-feira.
(Reportagem de Ashley Tang e Rajendra Jadhav)
0 comentário
Fazenda Conectada Case IH apresenta safra recorde e redução de custo de mais de R$ 1 mi com 4G
Desafios do Melhoramento de Frangos de Corte para o Futuro
CNPJ para Produtores: Obrigatoriedade é apenas de cadastro e não muda vida tributária do agricultor
Agricultores franceses inspecionam alimentos importados em protesto contra acordo UE-Mercosul
Ibovespa recua com viés negativo em Wall Street; Tenda cai após prévia operacional
Ibovespa recua com viés negativo em Wall Street; Tenda cai após prévia operacional