Vale entra como minoritária em consórcio no cinturão de níquel de Thompson, no Canadá

Publicado em 19/02/2026 09:49 e atualizado em 19/02/2026 11:11

Logotipo Reuters

tag:reuters.com,2026:binary_LYNXMPEM1I0PX-VIEWIMAGE

SÃO PAULO, 19 Fev (Reuters) - A Vale anunciou nesta quinta-feira que sua subsidiária Vale Base Metals (VBM) assinou acordo com as empresas Exiro, Orion Resources Partners e Canada Growth Fund para criar um novo consórcio para o cinturão de níquel Thompson, em Manitoba, no Canadá.

O acordo prevê a formação de uma nova companhia na qual a VBM será minoritária, com participação de 18,9%, enquanto os demais parceiros terão 81,1%.

Os parceiros do consórcio se comprometeram a investir até US$200 milhões para garantir "o futuro da mineração de níquel" em Thompson, acrescentou a Vale, em comunicado.

"A transação faz parte da revisão estratégica de Thompson, com o objetivo de fortalecer a competitividade do portfólio global de mineração da VBM e posicionar as operações para criação de valor no longo prazo", disse a mineradora.

A Vale informou ainda que a VBM assinou um contrato de offtake para o concentrado de níquel produzido na usina de Thompson.

A conclusão da transação é esperada até o final de 2026, sujeita às aprovações regulatórias e governamentais usuais.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário