Monitor de safras da UE prevê produtividades menores de trigo soft e canola em 2026

Publicado em 23/03/2026 16:29 e atualizado em 23/03/2026 17:40

Logotipo Reuters

 

PARIS, 23 Mar (Reuters) - O serviço de monitoramento de safras Mars afirmou nesta segunda-feira que espera que o rendimento médio do trigo soft da União Europeia atinja 5,98 toneladas por hectare (t/ha) este ano, 5% a menos do que em 2025.

Em suas primeiras projeções para a safra de 2026, o Mars também previu que o rendimento médio da canola na UE será de 3,22 t/ha, 3% inferior ao do ano passado, enquanto para a cevada de inverno, a produtividade da UE em 2026 será de 5,13 t/ha, 10% inferior ao do ano passado.

O trigo soft é o cereal mais produzido na UE e a canola é sua principal oleaginosa. Outros analistas também esperam rendimentos mais baixos de trigo e canola na UE este ano, depois de safras abundantes no verão passado.

As culturas de inverno em toda a Europa estavam gradualmente reiniciando o crescimento vegetativo em condições geralmente favoráveis, apoiadas pela umidade adequada do solo e pelas temperaturas amenas do final do inverno, disse o Mars em um relatório.

Chuvas excessivas em partes do sudoeste e do leste da Europa causaram alagamentos temporários e inundações locais, enquanto episódios severos de geada em fevereiro podem ter causado danos locais em partes da Polônia, da Ucrânia e dos estados bálticos, afirmou.

Os déficits emergentes de precipitação no nordeste da Europa exigiram monitoramento, pois as necessidades de água das culturas aumentarão em breve, acrescentou.  

(Reportagem de Gus Trompiz e Sybille de La Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário