Brasil abre novos mercados nas Filipinas, em Cuba e na República da Coreia
O governo brasileiro concluiu negociações que permitirão a exportação de carne bovina resfriada, com e sem osso, para as Filipinas; de carne bovina com osso e carne suína com osso para Cuba; e de castanha-do-brasil, com e sem casca, castanha de baru e castanha de caju para a Coreia do Sul.
Nas Filipinas, a abertura de mercado para carne bovina resfriada, com e sem osso, amplia a presença brasileira em um mercado relevante do Sudeste Asiático e cria novas oportunidades para a cadeia da proteína animal, especialmente em segmentos que demandam cortes refrigerados. Com cerca de 115,8 milhões de habitantes, o país importou mais de US$ 1,8 bilhão em produtos agropecuários brasileiros em 2025.
Em Cuba, foi autorizada a exportação de carne bovina com osso e carne suína com osso do Brasil. A medida amplia as possibilidades de fornecimento de proteína animal para um país de cerca de 11 milhões de habitantes e soma-se ao acordo de pre-listing firmado entre os dois países, que trouxe mais agilidade ao comércio desses produtos.
Já para a Coreia do Sul, a abertura de mercado para castanha-do-brasil, com e sem casca, castanha de baru e castanha de caju diversifica a pauta exportadora. Os produtos da sociobiodiversidade brasileira são extraídos de forma sustentável e reconhecidos internacionalmente por seu valor nutricional. Com 51,7 milhões de habitantes, o país importou mais de US$ 2,4 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2025.
Com os novos anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 600 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
0 comentário
Ministro da Agricultura da Indonésia pede à polícia que investigue 300 empresas de óleo de palma sobre preços
Itaú BBA mantém visão conservadora para BB com incerteza sobre inadimplência do agronegócio
Alta dos fertilizantes diminui vantagem de agricultores brasileiros sobre rivais norte-americanos
CCAS: Especialistas analisam como guerras globais pressionam custos do agro e aceleram mudanças no setor
Opep+ aprova 4º aumento da cota de produção em 4 meses desde o fechamento de Ormuz
Deputado Afonso Hamm representa a Câmara dos Deputados em Alegrete e cobra urgência para o agro na 17ª Semana Arrozeira