Oferta de carne de frango nos EUA deve sofrer ajuste após aumento da produção, diz CEO da JBS

Publicado em 11/08/2026 12:06 e atualizado em 11/08/2026 14:33

Logotipo Reuters

 

SÃO PAULO, 11 Ago (Reuters) - A oferta de carne de frango nos Estados Unidos, maior produtor global dessa proteína, deve sofrer um "ajuste" após o aumento da produção que pressionou os preços e afetou os resultados da Pilgrim's Pride, subsidiária da JBS, disse nesta terça-feira o CEO global da companhia, Gilberto Tomazoni.

"Vai ter um ajuste nos próximos meses", disse ele, durante uma teleconferência para comentar os resultados do segundo trimestre.

Ele citou que historicamente a indústria dos EUA é muito competente e disciplinada para ajustar a produção, quando há aumento da oferta. 

Tomazoni explicou na véspera à Reuters que a produção de frango cresceu por maior produtividade e menor impacto dos casos de gripe aviária, o que pressionou os preços.

No caso da Pilgrim's, o aumento da produção de frango afetou a parte do negócio "commodity" da empresa, para fornecimento a outras indústrias. 

POSITIVO COM AUSTRÁLIA E NOVA PLATAFORMA

O executivo disse que a companhia está entusiasmada com as operações na Austrália, tanto pelo período favorável do ciclo bovino no país, como também pela posição privilegiada do país para atender o Sudeste Asiático e a Oceania, algo que foi reforçado pela parceria estratégica com a Danantara Investment Management.

Na última sexta-feira, a JBS anunciou uma transação com a Danantara, unidade do fundo soberano da Indonésia, que prevê investimentos de US$5 bilhões para expandir a produção de proteínas na Indonésia, Austrália, Nova Zelândia e outros mercados do Sudeste Asiático, região com forte crescimento esperado na demanda nos próximos anos.

O acordo, que inclui a compra pela Danantara de 25% de participação nas operações da JBS na Austrália e na Nova Zelândia, por US$2,5 bilhões, deverá focar o mercado indonésio inicialmente, disse Tomazoni.

Para atender a Indonésia, por exemplo, ele disse que a JBS considera oportunidades de negócios na área de frango --uma proteína que não é produzida atualmente pela empresa na Austrália, onde o foco é carne bovina, suína, ovina e peixe, além de alimentos preparados.

"No frango, estamos considerando oportunidades, mas ainda não achamos as condições...", afirmou, acrescentando que a avaliação inclui eventuais aquisições.

Para o CFO da JBS, Guilherme Cavalcanti, a transação com a Danantara vai acelerar o crescimento da companhia no Sudeste Asiático sem colocar pressão no balanço da empresa.

(Por Roberto Samora; edição de Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário