Alerta para o futuro: produção agrícola precisa crescer 70% até 2050.

Publicado em 23/09/2009 12:04 e atualizado em 23/09/2009 14:53

A produção agrícola mundial deve aumentar 70% até 2050 para alimentar a população do planeta. O alerta vem de um  relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que prevê uma população mundial superior a 9 bilhões de pessoas.

"Como alimentar o mundo em 2050" é a grande preocupação da enttidade que já convocou para os dias 12 e 13 de outubro um fórum de especialistas para estudar os desafios dos próximos anos.

Para atender à demanda projetada para a alimentação humana e animal, a produção anual de cereais teria de crescer quase 1 bilhão de toneladas em comparação ao nível atual, de 2,1 bilhões de toneladas por ano.

No mesmo período, a produção mundial de carne deveria crescer mais de 200 milhões de toneladas, para atingir 470 milhões, segundo a FAO.

O relatório da FAO diz ainda que cerca de 90 % do aumento da produção agrícola deve ser resultado da maior produtividade, mas que seria preciso ampliar em cerca de 120 milhões de hectares as terras agricultáveis nos países em desenvolvimento, especialmente na África Subsaariana e na América Latina.

Já nos países desenvolvidos, o uso de terras para a agricultura deve diminuir em cerca de 50 milhões de hectares, embora a demanda por biocombustíveis possa reverter tal quadro.Com informações Folha Online e do site Último Segundo.


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação N.A.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Lá vem de novo estes ignorantes da FAO atochar sobre a falta de comida no mundo. Meu desafio internético continua valendo, estou desafiando qualquer NORMAL a ficar uma semana inteirinha "devorando" a quota de alimentos que a agricultura mundial coloca à sua disposição. Ninguém consegue... mas tem estes enganadores, a serviço de não sei quem para nos incutir de que precisamos aumentar a produção de alimentos. MENTIRA, faça você mesmo as contas dividindo o total produzido pela quantidade que você é capaz de comer durante um ano inteiro e ficará surpreso ao constatar que a produção existente atenderia nada menos de 12 bilhões de pessoas. É por este motivo que os preços estão tão baixos. O artigo nao cita o autor responsável... deve ser anônimo ou tem vergonha de aparecer!

    0