China deve se tornar maior importador mundial de produtos agrícolas em 10 anos

Publicado em 07/11/2011 10:51 e atualizado em 07/11/2011 13:35
Dentro de um período de 5 a 10 anos, a China se tornará o maior importador mundial de produtos agrícolas. Segundo informações da China News Agency divulgadas neste final de semana, os principais motivos para que o gigante asiático conquiste este posto é que são as limitadas terras aptas à produção e a fraqueza das tecnologias de cultivo.

O pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho de Estado da China, Cheng Guoqiang, revelou ainda que a agrícola per capita na China é 40% menor do que a média global, fato que também justifica a necessidade das compras.

Atualmente, os chineses são os maiores importadores de soja e algodão do  mundo. As compras de soja começarama a subir logo depois que o país se juntou à OMC - Organização Mundial do Comércio - em 2001. No ano passado, as importações chinesas de soja somaram um recorde de 54,8 milhões de toneladas, sendo 80% do consumo doméstico.

Além disso, é um importante comprador de açúcar e vem se tornando um grande player no mercado de milho depois de 14 anos de autossuficiência. O cereal vem sendo bastante utitlizado para a fabricação de ração animal.

Segundo pesquisadores e analistas, isso é reflexo do aumento da renda da população que, consequentemente, vem incorporando mais carnes em suas dietas. De acordo com o CNGOIC - Centro Nacional de Informações e Grãos e Óleos da China - as compras de milho da China na temporada 2011/12 devem somar 5 milhões de toneladas.

Com informações da agência Dow Jones.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário