Países têm promovido ações de conservação do solo na produção de algodão sob um olhar sustentável

Publicado em 05/12/2017 15:19

Em dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidasdeclarou o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo, com o objetivo de sensibilizar as pessoas a respeito da importância do nossos na vida das pessoas. O solo é a base para o desenvolvimento sustentável. Sua saúde e equilíbrio são vitais para assegurar as condições produtivas adequadas dos diversos sistemas agrícolas e florestais. 

Umas das ações em campo do Projeto Regional +Algodão, executado pela FAO, o governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e os governos de sete países parceiros da América Latina e do Caribe, é o trabalho de conservação do solo a partir de um olhar sustentável, que pode gerar mudanças profundas e permanentes nos sistemas produtivos. O projeto conta com sete países sócios: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. 

A coordenadora regional do Projeto +Algodão, Adriana Gregolin, explica que o algodão costuma necessitar de solos de média a alta fertilidade, conta com uma grande resistência a solos empobrecidos e que sofram com secas. Além disso, é um dos cultivos agrícolas com alta demanda de insumos químicos, concentrando ao redor de 24% do mercado mundial de pesticidas. “Por essa razão, é crucial a adoção de práticas para a mitigação dos danos e a recuperação da capacidade efetiva dos solos para reverter a degradação atual e, dessa maneira, contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura de baixo impacto ambiental, social e econômico”, manifestou. 

A partir de um evento regional que reuniu, em 2015, especialistas de vários países para discutir a produção sustentável do algodão e a importância do solo para seu desenvolvimento, foram definidas cinco áreas de ação, no âmbito do Projeto +Algodão: sistemas de produção de algodão integrados; manejo integrado de pragas e doenças (MIPE); sementes e variedades de qualidade, adaptadas à realidade do país; máquinas e equipamentos para a agricultura familiar; e o manejo sustentável e responsável dos solos e da água como recurso principal da atividade. 

Divulgação de boas práticas e capacitação nos países

Um dos componentes-chave para os países sócios do projeto é a capacitação por meio de dias no campo, oficinas, cursos, parcelas de demonstração e validação de sementes e boas práticas tecnológicas. O objetivo é melhorar a utilização dos solos, especialmente no cultivo de algodão, e cultivos associados e de rotação, com a participação de agricultores familiares e técnicos de instituições nacionais. 

As atividades em campo nos países contam com o apoio técnico das instituições brasileiras cooperantes: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), que se somam aos esforços das instituições públicas e privadas nacionais na busca por soluções para o setor algodoeiro. 

Nas parcelas demonstrativas implementadas no Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia são gerados espaços para a formação de conhecimentos técnicos e de gestão para a mitigação de riscos sem deixar de trabalhar a perspectiva de gênero e os efeitos das mudanças climáticas, entre outros aspectos que atingem de forma particular cada país. Essas atividades estão dirigidas a distintos públicos como pesquisadores, técnicos extensionistas, agricultores e estudantes de nível técnico de escolas agrícolas. 

 “Um bom manejo dos solos gera um impacto positivo na renda de pequenos, médios e grandes produtores, associado à diminuição de custos e/ou o aumento da produtividade das culturas”, explicou Adriana Gregolin. 

No Peru, as instituições participantes desta iniciativa são o Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru (Minagri), o Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) e a Direção Regional Agrária de Ica, de Lambayeque e de Piura e a Embrapa (Brasil). Para 2018, espera-se promover a incorporação de restos de cultivos ao solo como uma estratégia para melhorar sua composição de matéria orgânica e preparar o terreno para um próximo plantio.   

Já no Paraguai, tem-se promovido alinhamentos estratégicos sobre o manejo sustentável do solo e de recursos naturais na produção algodoeira, por meio de um modelo diversificado entre algodão e alimentos - além de adubos verdes para aumentar a matéria orgânica e as capacidades produtivas do solo -, a partir da metodologia de capacitações presenciais, dias no campo e oficinas para intercâmbio de conhecimentos. Essas ações contam com o apoio do Programa Nacional de Manejo, Conservação e Recuperação de Solos, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), de extensionistas da Direção de Extensão Agrária (DEAg/MAG), da Direção de Educação Agrária (DEA/MAG), de pesquisadores do Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária (IPTA) e da Embrapa (Brasil). 

De acordo com Adriana Gregolin, os resultados das últimas safras no Paraguai mostram um aumento na produtividade do algodão produzido nas parcelas demonstrativas de 50%, em comparação com a média nacional. No Peru, obteve-se um aumento entre 80% e 200%, resultados alcançados a partir da aplicação de boas práticas e inovações promovidas pelas instituições parceiras nesta Cooperação Internacional. 

Mais de mil pessoas no Paraguai e no Peru ampliaram seus conhecimentos em preparação de solo e fertilização, plantio mecanizado, manejo integrado de pragas e controle de crescimento das plantas, e manejo de pesticidas, além de uma melhora gestão dos custos na propriedade, graças às capacitações promovidas pelo Projeto +Algodão. 

A importância dos solos e as boas práticas agrícolas

O solo sustenta o cultivo, entregando-lhe a matriz básica para o acesso à água, oxigênio e nutrientes necessários para seu crescimento. Entretanto, Adriana Gregolin advertiu que o modelo vigente de agricultura intensiva impacta diretamente nas propriedades físicas, químicas e biológicas, o que demanda gestão adequada do solo e da propriedade. 

Práticas inadequadas como o excessivo uso de agroquímicos ou uma lavoura intensiva podem afetar as propriedades do solo, gerando um aumento da compactação e erosão; a perda do solo e de microrganismos benéficos, de matéria orgânica e da capacidade de retenção de água ou de alterações nos níveis naturais de fertilidade e pH. Essas e outras perturbações geram condições desfavoráveis para o bom crescimento e desenvolvimento dos cultivos que terminam por fragilizar as famílias agricultoras ao colocar em risco sua capacidade produtiva e sua segurança alimentar. 

 “O algodão sustentável é uma cultura que gera uma renda importante para as famílias agricultoras e pode ser um aliado na luta contra a desertificação e para frear a degradação das terras. Dessa maneira, contribui para deter a perda de biodiversidade dos solos, no marco da Agenda 2030 de Desenvolvimento Susstentável”, conclui Adriana Gregolin. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FAO ONU

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário