Chuva deve retardar colheita de algodão em MT, mas sem prejuízo à qualidade

Publicado em 31/07/2018 14:08

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - Chuvas nesta semana devem retardar levemente a colheita de algodão em Mato Grosso, maior produtor brasileiro da pluma, mas serão insuficientes para prejudicar a qualidade da fibra, disseram especialistas à Reuters.

Um potencial atraso nos trabalhos de campo seria pequeno, de não mais que um dia, mas representaria o primeiro obstáculo a uma safra que vinha observando condições climáticas favoráveis durante toda a fase de desenvolvimento.

"Não acredito na ocorrência de sérios problemas na qualidade e produtividade do algodão, caso a previsão de chuvas ocorra, pois a maior parte das lavouras ainda se encontra em fase de pré-desfolha", afirmou o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, por e-mail.

"Há ainda muitas 'maçãs' para abrirem e com materiais resistentes à deiscência (queda) da pluma", acrescentou ele.

O Estado semeou neste ano 777,8 mil hectares com algodão e deve colher quase 1,3 milhão de toneladas do produto em pluma, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que ainda prevê uma colheita recorde de cerca de 2 milhões de toneladas no país.

Mas até o momento, conforme o Imea, apenas 15,5 por cento da área foi colhida em Mato Grosso, 10 pontos percentuais abaixo do observado há um ano, dado o atraso na colheita de soja --o algodão, assim como o milho, tem sido plantado após a retirada da oleaginosa dos campos.

Dessa forma, a tendência é de que as chuvas de agora reduzam o ritmo das atividades nas lavouras.

"Deve chover nas próximas duas semanas, até a metade de agosto. Devem ser chuvas leves no oeste, centro-sul e sudeste de Mato Grosso... Poderia atrasar em um dia a colheita, mas sem impacto duradouro", destacou o analista de mercado Vitor Andrioli, da INTL FCStone.

O Thomson Reuters Agriculture Weather Dashboard aponta precipitações acumuladas de até 11 milímetros na porção sul de Mato Grosso. Em alguns locais, tendem a ficar acima do normal.

"A chuva é um problema, uma preocupação para o produtor. Se vier, que seja em um volume pequeno para não prejudicar", disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Arlindo Moura.

Por enquanto, a qualidade do algodão colhido é considerada boa em todo o Mato Grosso, segundo Schenkel, da Ampa, que conta com um clima favorável para o produtor atender negócios feitos antecipadamente.

"Boa parte das vendas ocorreu antes do plantio da safra e, à medida que houve a formação das lavouras e o produtor foi se tornando mais confiante nas produtividades a serem atingidas, o ritmo dos negócios se manteve crescente. O mercado tem ajudado bastante para atingir a grande proporção vendida do algodão para esta safra de 2018", afirmou ele, sem citar números.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário