No MS 100% do algodão é semeado no sistema Plantio Direto

Publicado em 06/01/2020 10:33
A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão publicou mais um informativo do seu Programa Fitossanitário

O documento aponta que todos os cotonicultores utilizam para a semeadura do algodão, o sistema de Plantio Direto, na palha e em área de pousio. As plantas mais utilizadas para formação de palhada são; Milheto, com 63% do total, ou seja, 27.388 hectares, em segundo lugar o Nabo Forrageiro, com 21,21%, seguido de Crotalária com 11,73% e finalmente área em pousio e outras coberturas, somam 12,73%. Segundo a Embrapa, as culturas de cobertura escolhidas pelos produtores são favoráveis para a diminuição da população de nematoides.

A maioria das áreas que abrigaram algodão na safra 2018/19 foram sucedidas com a cultura da soja na safra 2019/20. Essa prática está se tornando cada dia mais técnica, já que com o avanço das tecnologias de materiais de algodão com resistência a Glifosato está se tornado comum, com isso, o pós na soja se torna uma delicada e arriscada operação para as propriedades, já que em alguns casos o glifosato é seletivo para ambas as culturas, alerta o informativo da Ampasul.

A atividade da cotonicultura está intensa em MS nessa época do ano, as regiões centro-sul e sul semearam a cultura já em novembro e no restante do Estado, durante o mês de novembro, concentraram-se os preparativos para início em dezembro.

Neste ano a Ampasul instalou armadilhas para monitoramento do bicudo em todas as áreas dos produtores associados e na maioria constatou-se severa presença do inseto, com exceção, surpreendentemente, no Baús, em Costa Rica, maior área produtora do Estado e nas regiões sul e centro-sul.

O informativo publicado ainda traz as principais ações da Ampasul durante o mês de novembro, com destaque para a revitalização da cultura no sul de MS, prevendo até o algodão irrigado, reunião do Grupo de Trabalho, um treinamento MIP, Manejo Integrado de Pragas, em Chapadão do Sul, na sede da Ampasul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ampasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário