Colheita de algodão em Goiás ultrapassa 40%

Publicado em 20/07/2020 15:36

A colheita do algodão safra 2019-2020 em Goiás mantém ritmo acelerado e ultrapassa os 40% da área plantada. O levantamento realizado até o dia 16 de julho aponta que foram colhidos 41,38% do total.

Na Região 1, composta pelos municípios de Caiapônia, Montividiu, Rio Verde, Paraúna e Turvelândia, foram colhidos 5,32% da safra. O número representa 19,93% da área total colhida em Goiás. Na Região 2, que reúne os municípios de Chapadão do Céu, Mineiros, Jataí, Perolândia e Portelândia, 20,47% de sua área plantada foi colhida. Este valor representa 54,74% de toda a colheita no estado.

Por sua vez, a Região 3, que engloba pelos municípios de Cristalina, Goiatuba, Luziânia, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e São João D’Aliança, alcançou 15,59% de área colhida, o que corresponde a 43,41% do total em nível estadual.

O acompanhamento está sendo feito pela equipe do Projeto de Controle do Bicudo em Goiás, coordenada pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo). A equipe monitora os níveis da praga do Bicudo e orienta produtores sobre quais medidas devem ser tomadas para o controle do inseto durante a colheita e pós-colheita.

Conforme o coordenador do Conselho Gestor do Fialgo, Paulo Kenji Shimohira, o acompanhamento da colheita é importante para que o produtor receba as orientações para controle do bicudo nessa etapa da safra. “A colheita e pós-colheita devem ser realizadas conforme procedimentos que inibam a presença do inseto, como, por exemplo, destruir a soqueira no prazo máximo de 15 dias após a colheita e antes do início do vazio sanitário. Após a destruição da soqueira, é importante instalar tubos de mata-bicudo no perímetro das lavouras ou nos pontos de captura de adultos no armadilhamento de pré-colheita”, cita.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agopa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário