Lacen aumenta capacidade de testagem e realiza 2.300 testes por dia

Publicado em 25/08/2020 14:46

Nesta semana, o Governo de Mato Grosso registrou aumento na capacidade de realização de testes diários RT-PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19. O Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) passa a analisar 2.300 amostras por dia, registrando um crescimento diário de 1.600 análises laboratoriais.

O aumento foi possível graças à chegada dos equipamentos próprios adquiridos pela gestão estadual e à parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt). A união entre as instituições possibilitou o empréstimo de uma máquina, cedida em comodato, pelo IMAmt.

Atualmente, o Lacen conta com uma capacidade diária de análise de pelo menos 2.300 amostras suspeitas da Covid-19; o trabalho técnico é realizado em três turnos. Além do serviço laboratorial, o Estado disponibiliza 700 testagens por dia do Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal, via teste rápido.

“Temos trabalhado para aumentar cada vez mais a capacidade de testagem da nossa população. Investimos em contratação de pessoal, automatização das atividades, dobramos os turnos, e fizemos a aquisição do equipamento que dobrará nossa capacidade. Acreditamos que logo devemos praticamente zerar as amostras em análise”, avaliou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O Estado também dispõe de uma capacidade de distribuição de testes rápidos e PCR aos municípios, que leva em consideração 20 mil unidades para cada 100 mil habitantes. Dos 74.770 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 94% – ou seja, 70.870 – foram atestados por laboratórios credenciados.

Também é importante frisar que, além da atuação do Laboratório Estadual e do Centro de Triagem, a população mato-grossense conta com o trabalho de outras 55 unidades laboratoriais públicas e privadas credenciadas, que atuam em todo estado.

Amostras

O Painel Interativo atualizado pela SES na última sexta-feira (21) aponta que, em Mato Grosso, um total de 71.683 amostras já foram avaliadas exclusivamente pelo Lacen e que, atualmente, restam 852 amostras em análise laboratorial.

A média de testagem do Estado está em 2.115 testes PCR para cada 100 mil habitantes, quantitativo que equivale a mais do que o dobro da média nacional, estimada em 870 para cada 100 mil habitantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ampa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário