HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cultivo do algodão encerra colheita com marca histórica na produção, potencial de crescimento é otimista no Tocantins

Publicado em 09/10/2020 17:22

A produção de algodão em caroço é mais uma atividade agrícola em expansão no agronegócio tocantinense. Segundo informações do 12º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra do algodão 2019/2020 encerrou batendo a marca histórica na produção, um crescimento de 57%, em relação à safra passada.  Na safra anterior foram produzidas 17,74 mil toneladas, e nesta safra, alcançou o patamar de quase 27,87 mil toneladas de algodão. 

A área de plantio do algodão também vem crescendo a cada safra, em 2018/2019 foram cultivadas 4,4 mil hectares de algodão, saltando para 6,74 mil hectares, um incremento de 53% na área cultivada, que segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Valdinei Sofiatti, a produção do algodão no Tocantins vem se destacando por apresentar condições favoráveis. “A produtividade da cotonicultura é comparada aquela obtida no restante do cerrado brasileiro, uma vez que as condições climáticas são semelhantes. Uma lavoura bem conduzida pode obter produtividade superior a 300 arrobas de algodão por hectare, equivalente as demais regiões produtoras do país. As condições de precipitação  e temperatura são semelhantes as verificadas no Estado do Mato Grosso que é o maior produtor no Brasil”, destacou.

O pesquisador ressalta ainda que outros fatores contribuem para o crescimento da produção “algumas usinas de beneficiamento estão instaladas inclusive com ociosidade, podendo atender aumento de área cultivada, permitindo novos produtores que desejam iniciar na atividade e, ainda, a tecnologia está avançada utilizando as mesmas cultivares e um sistema de produção totalmente mecanizado do plantio a colheita no Tocantins”, complementou.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Antônio Cassio, o Tocantins mostra algumas características que estão atraindo os produtores a iniciarem os investimentos nessa cultura com, “logística para escoamento da produção, tanto para o mercado interno como para exportação, disponibilidade de energia elétrica para instalação de usinas de descoroçoamento em todas as regiões com potencial para produção e condições climáticas que permite um plantio mais tardio e até mesmo uma segunda safra precoce”, concluiu.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a produção no Brasil bateu recorde nos três últimos ciclos, concluindo a colheita 2019/2020 da cotonicultura, atingindo a marca de 2,9 milhões de tonelada, 5% a mais do que a safra anterior. O beneficiamento do algodão, processo que separa a semente da fibra para que possa seguir a indústria, também está em ritmo acelerado, sendo que 50% do total colhido já foram processados, sem possibilidade de entre safra para a indústria têxtil. Somos o quarto maior produtor mundial de algodão, fornecedores de pluma em 12 meses por ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seagro TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário