Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 09/10/20

Publicado em 09/10/2020 17:26

Algodão em NY - Furação Delta, antecipação do relatório de daqui a pouco do USDA, enfraquecimento do dólar americano e influência positiva do mercado financeiro fizeram as cotações subirem esta semana novamente. O contrato dez/20 fechou ontem a 67,49 U$c/lp, com alta de 2,4% nos últimos 7 dias. 

Altistas - O furacão Delta deve atingir o estado da Louisiana este final de semana. Meteorologistas informam que ele pode causar uma grande quantidade de chuva na região do Delta. Produtores estão colhendo, acelerando suas colheitas na região para minimizar os danos de quantidade e qualidade.  Está cada vez mais claro que além de produção, os EUA terão problemas de qualidade desta safra.

Altistas 2 - Hoje também o USDA divulgará seu relatório mensal de oferta e demanda. No mês passado o órgão reduziu a safra de 2020 dos EUA em mais de um milhão de fardos para 17,0 milhões. Entretanto, desde o fechamento do último relatório ocorreram vários eventos climáticos adversos que devem ser considerados no número divulgado hoje.

Baixistas – Mesmo considerando provável mais uma redução na produção dos EUA de 2020/21, o relatório do USDA a ser divulgado hoje deve confirmar as expectativas de mais um ano de superávit global da fibra, com relação estoque/uso global de mais de 90%.  Isso se não tivermos surpresas. 

China - Com os Chineses em feriado esta semana, as vendas semanais divulgadas pelos EUA foram 21% inferiores às vendas da semana passada e com domínio total do Vietnã (64% do total das vendas americanas na semana).

Índia - O governo do país anunciou esta semana que irá adquirir, através da estatal CCI, em torno 2,12 milhões de toneladas nesta safra - um terço da produção do país.  Estima-se que no ano passado a CCI comprou 2,09 milhões de toneladas, das quais 1 milhão já foram leiloadas, restando o saldo em 1,09 milhão de toneladas.

Austrália - O Australian Bureau of Meteorology (BOM) informou que devido ao fenômeno climático La Niña, espera-se um aumento nas chuvas em todo o leste do país. Assim, a Austrália projeta colher este ano em torno de 460 mil toneladas da pluma, praticamente o triplo da safra desastrosa do ano passado.

Cotton Brazil – O Projeto Cotton Brazil chegou a Bangladesh.  Em reunião esta semana com o Embaixador do Brasil em Bangladesh, João Tabajara Júnior, lideranças da Abrapa e da ANEA discutiram estratégias para tornar o Brasil líder nas importações de algodão do país. 

Bangladesh - Com 166 milhões de habitantes, o país Asiático é o terceiro destino das exportações de algodão em pluma do Brasil.  O país é também o 2º maior importador de algodão do mundo e 4º maior consumidor global da fibra.

Dia Mundial do Algodão - Esta semana, 07/10, foi comemorado o Dia Mundial do Algodão.  A Abrapa realizou diversas ações de comunicação no Brasil e no exterior para celebrar esta importante data.  Com o apoio das Embaixadas do Brasil no exterior foi possível estar presente em todos os continentes divulgando o algodão Brasileiro em 14 idiomas.

Conab - De acordo com o 1º Levantamento da safra de grãos 2020/21 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (8), a estimativa para a safra 2020/21 é de 2,816 milhões de toneladas de pluma (-6%). A área plantada está estimada em 1,614 milhão de hectares (-3%).  Em setembro a ABRAPA divulgou uma expectativa de redução de 12% na área plantada e 13% na produção total.

Beneficiamento - A Abrapa informou o progresso do beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 63%; Bahia: 77%; Goiás: 76%; Minas Gerais: 73%; Mato Grosso do Sul: 100%; Maranhão: 47%; Piauí: 87%; São Paulo: 100%; Tocantins: 77% e Paraná: 100%. Média Brasil: 68% beneficiado

Exportações - Na próxima terça-feira o Ministério da Economia deve divulgar os primeiros dados de exportação deste mês.  Em setembro foram exportadas 158,9 mil toneladas e a expectativa é que o número de outubro chegue perto de 300 mil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário