Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 30/10/2020

Publicado em 30/10/2020 15:16

As eleições norte americanas, a segunda onda da Covid-19 e o clima nos EUA impactaram o mercado internacional nesta semana. Por conta dos diversos eventos climáticos nesta safra, acredita-se que os americanos, possivelmente, terão menos algodão de alta qualidade para vender este ano. Enquanto isso os chineses não perderam tempo e realizaram o China Cotton Summit, importante evento do setor do algodão, mostrando a retomada econômica no gigante Asiático com a taxa de operação das fiações atingindo o nível mais alto dos últimos quatro anos. Se você quer saber o que mais aconteceu esta semana.

Algodão em NY - Semana de altos e baixos no mercado internacional.  Após fechar acima de 72 U$c/lp na terça, o mercado caiu abaixo de 70 U$c/lp novamente, acompanhando os demais mercados de commodities e financeiros.  Eleições americanas e nova onda de Covid-19 foram os principais fatores desta queda.  O contrato dez/20 em NY fechou ontem a 69,82 U$c/lp, com queda de 3% nos últimos 7 dias.

Altistas - O clima nos EUA este ano tem sido um grande fator altista.  Esta semana os destaques ficam por conta de preocupações com a tempestade tropical Zeta (que chegou à Louisiana na quarta) e com o frio que trouxe tempestade e muito gelo ao oeste do Texas no último final de semana.

Altistas 2 - O USDA divulgou números de vendas de exportação e embarques positivos na manhã de quinta-feira, com o Paquistão como o principal comprador, seguido por China e México.

Baixistas - A volatilidade recente dos mercados se deve a preocupações de que aumentos nos casos da COVID-19 na Europa e nos EUA resultarão em restrições que podem conter o crescimento econômico.  Além disso, as eleições americanas são um fator adicional de tensão.

Colheita – A colheita evoluiu de 34%, no relatório da semana passada, para 42% no relatório desta semana, contra a média de 10 anos de 45%.

Qualidade – Em decorrência dos diversos eventos climáticos que atingiram o país esta safra, os americanos terão, possivelmente, muito menos algodão de alta qualidade para vender este ano.

China - Esta semana ocorreu um importante evento do setor do algodão na China, o China Cotton Summit, em Heifei.  O evento foi presencial, mas sem a participação de estrangeiros que ainda têm restrições para ir ao país asiático.

China 2 - A retomada econômica no gigante Asiático tem impactos positivos no mercado de algodão. Esta semana a taxa de operação das fiações atingiu o nível mais alto dos últimos quatro anos, enquanto o estoque de fios atingiu o nível mínimo no período.

China 3 - Os estoques de algodão privados (ou seja, sem a Reserva Estatal) estão agora no mesmo nível do ano passado, apesar da Reserva ter vendido 500 mil toneladas ao mercado de Maio a Setembro/20.

Cotton Brazil – Dando sequência à série de reuniões promovidas pela Abrapa, Anea e Apex Brasil com embaixadas brasileiras na Ásia, a entidade teve reuniões sobre o projeto Cotton Brazil com diplomatas do Brasil em Seul, na Coreia do Sul e Beijing, na China.  O apoio das Embaixadas tem sido muito importante para as estratégias de promoção do algodão brasileiro.

Coreia do Sul - A Coreia do Sul é um mercado importante para o Brasil, pois sua indústria têxtil é conhecida pelo alto nível de exigência de qualidade. Vender algodão para a Coreia do Sul é, portanto, um "cartão de visitas" para o algodão brasileiro.  Atualmente o Brasil fornece 35% de todo algodão consumido pelo país.

Beneficiamento - A Abrapa informou o progresso do beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 70%; Bahia: 88%; Goiás: 85%; Minas Gerais: 84%; Mato Grosso do Sul: 100%; Maranhão: 52%; Piauí: 95%; São Paulo: 100%; Tocantins: 88% e Paraná: 100%. Média Brasil: 75% beneficiado

Comercialização - A Abrapa informou o progresso da comercialização da safra 2019/20 e 2020/21 de algodão no Brasil até ontem: 84% comercializado da safra 2019/20 e 44% da safra 2020/21.

Exportações - O Brasil exportou 62 mil toneladas de algodão na quarta semana de outubro/20. No acumulado do mês já foram exportadas 179 mil toneladas.  Ano passado em outubro foram exportadas 288 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário