Boletim de Mercado Abrapa, com as principais notícias do algodão no mundo

Publicado em 20/11/2020 14:43 e atualizado em 20/11/2020 15:14

Algodão em NY - Com o mês de Dezembro se aproximando, a rolagem de contratos tem tomado a atenção dos traders. Notícias ora sobre perspectiva de vacina, ora sobre aumento de casos nos EUA e Europa, além da conturbada sucessão presidencial no país americano foram foco do noticiário. O contrato dez/20 em NY fechou ontem a 69,32 U$c/lp, com alta de 1,2% nos últimos 7 dias.

Altistas - Dados da consultoria Chinesa Yong An Futures divulgados esta semana mostram que as fiações do país continuam operando com alta taxa de utilização.

Altistas 2 - Notícias positivas sobre as vacinas COVID-19 e as estratégias de distribuição começando no final do ano têm sido muito positivas.

Baixistas -  No entanto, os casos nos EUA e Europa estão aumentando diariamente, fazendo com que vários países e estados americanos adotem medidas restritivas.

Colheita – A colheita evoluiu de 61% na semana passada para 69% esta semana, contra média de 5 anos de 66%.

Paquistão -  Os primeiros números de safra do Paquistão divulgados pela Pakistan Cotton Ginners' Association (PCGA) mostram uma redução de 40% da safra do país em relação ao ano passado.  

Paquistão 2 -  Na safra passada o país produziu 1,35 milhões de toneladas de pluma e a expectativa inicial era de uma redução de apenas 10% nesta safra. Isso significa que o país deverá importar bem mais que as 830 mil toneladas previstas inicialmente.

China - A colheita na principal região produtora Chinesa, Xinjiang, que responde por 90% da produção local, está entrando em fase final. A produção do país deve se aproximar de 6 milhões de toneladas, quase um quarto da safra global.

Austrália - O país conhecido pelo algodão de alta qualidade continua sofrendo boicote "informal" da China.  Sérias tensões diplomáticas entre os dois países têm motivado o fechamento do mercado Chinês para o algodão Australiano.

Cotton Brazil – Esta semana o projeto Cotton Brazil se reuniu com empresários da principal entidade de industriais têxteis do Vietnã, VCOSA.  As reuniões contaram com apoio da Embaixada do Brasil no Vietnã. 

Vietnã - O Vietnã é o segundo maior importador de algodão do Brasil e o terceiro maior importador do mundo, com expectativa de importar este ano comercial 1,5 milhões de toneladas da fibra.

Beneficiamento - A Abrapa informou o progresso do beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 85%; Bahia: 93%; Goiás: 91%; Minas Gerais: 93%; Mato Grosso do Sul: 100%; Maranhão: 60%; Piauí: 98%; São Paulo: 100%; Tocantins: 93% e Paraná: 100%. Média Brasil: 87% beneficiado.

Exportações - O Brasil exportou 196 mil toneladas de algodão nas duas primeiras semanas de em nov/20.  Este deve ser o maior mês de Novembro da história, superando com folga a marca de 256 mil toneladas do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário