Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 28/05/2021

Publicado em 28/05/2021 14:30

- Algodão em NY - Mercado com pouca volatilidade esta semana. Com a proximidade de expiração do contrato de Jul/21, o mês com o maior número de contratos em aberto já é Dez/21, com prêmio de 85 pontos sobre Julho. O contrato Dez/21 fechou em 83,46 U$c/lp, alta de 1,8% nos últimos 7 dias. 

- Preços - O preço do algodão brasileiro Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia fechou ontem cotado a 91,00 U$c/lp (-25 pts na semana) para embarque em Jun-Jul/21 e 93,75 U$c/lp (+100 pts) para embarque em Out-Nov/21.

- Altistas 1 - Segundo a consultoria Cotlook, a queda dos preços em NY para faixa próxima a 80 centavos aumentou a demanda por parte da indústria, que tem se beneficiado por preços firmes do fio.

- Altistas 2 - A Cotlook menciona também que enquanto essa faixa de preço tem estimulado a demanda por um lado, de outro a oferta dos produtores está mais retraída.

- Altistas 3 - Os números de exportação americana divulgados ontem mostraram muita força.  Vendas de 41 mil tons e embarques de 76 mil tons, totalizando 2,9 milhões de tons exportadas esta temporada (81% do previsto).

- Baixistas 1 - O mercado ficou em alerta após a China anunciar esta semana que está aprimorando a regulação de preços de commodities com objetivo de tentar evitar uma supervalorização e aumentos de custos no país.

- Baixistas 2 - Chuvas continuam caindo em áreas no Oeste do Texas. Produtores se apressam plantando longas horas para aproveitar a umidade. A seca e a baixa umidade no subsolo ainda preocupam.

- Cotton Brazil - Na semana que vem, o Brasil firma mais um importante acordo com o setor do algodão da China. A Abrapa e China National Cotton Exchange formalizam parceria para promoção do algodão brasileiro na China, em evento com a presença do Embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet.

- Plantio - Os EUA já semearam 49% da área prevista (+11pp na semana). Na Índia, enquanto as monções não chegam, o plantio em áreas irrigadas atingiu 55% do total.  No vizinho Paquistão, o plantio atingiu 21%, com condições favoráveis.

- China - Aspectos climáticos devem reduzir a safra 21/22 chinesa de algodão para 5,6 milhões de toneladas, a menor em 5 anos, de acordo com a Cotlook. Problemas climáticos e restrição de água para irrigação estão afetando as lavouras este ano.

- EUA e China - Esta semana autoridades comerciais de EUA e China tiveram a primeira conversa telefônica após a posse do Presidente Biden. O clima, contudo é tenso, com Biden e seus assessores elevando o tom de críticas sobre temas como origens da Covid-19, Xinjiang, Hong Kong, Taiwan, além das questões comerciais.

- Austrália 1 - Graças às chuvas e ao reestabelecimento dos níveis dos reservatórios, a produção australiana que está sendo colhida deve superar 550 mil tons, quatro vezes mais que o desastroso resultado do ano passado.

- Austrália 2 - O desafio agora é abrir novos mercados para substituir a China, que está boicotando produtos Australianos. No alvo, países como Vietnã, Bangladesh, Indonésia, Tailândia e Coreia do Sul – todos compradores do algodão brasileiro.

- Paquistão - De jul/20 a abr/21, o Paquistão movimentou US$ 12,6 bilhões com a exportação de têxteis e roupas, superando em 17,35% a cifra obtida no ciclo anterior (US$ 10,8 bilhões). 

- Agenda 1 - Segunda-feira (31/5) será feriado de Memorial Day nos EUA, portanto sem mercado em NY.  A dúvida é se haverá chuvas ou não no Texas no Memorial Day!

- Agenda 2 - Em Junho, o Cotton Brazil, iniciativa que envolve Abrapa, Apex Brasil e Anea, percorre 8 países Asiáticos com o webinar Cotton Brazil Harvest 2021. Os eventos serão na China, Bangladesh, Vietnã, Turquia, Paquistão, Indonésia, Coréia do Sul e Índia.

- Exportações - Segundo o Ministério da Economia, foram exportadas 33,2 mil tons de algodão na terceira semana de maio, totalizando 81,6 mil tons nas três primeiras semanas do mês.  Com isso, as exportações Brasileiras já ultrapassaram 2,2 milhões de toneladas em 20/21.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário