HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Abrapa vê área e produção de algodão menores na Bahia; cita pressão de soja e milho

Publicado em 09/06/2021 18:48 e atualizado em 09/06/2021 19:28

LOGO REUTERS

A safra de algodão 2020/21 da Bahia, um dos principais Estados produtores da pluma no Brasil, deve apresentar queda de 13% em volume e de 15% em área na comparação com a temporada anterior, disse nesta quarta-feira a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), citando uma pressão da melhor rentabilidade gerada pelos cultivos de soja e milho.

Segundo a entidade, a colheita de algodão na Bahia teve início no dia 28 de maio e deverá resultar na produção de 520.363 toneladas. A área de plantio foi estimada em 266.662 hectares nesta temporada.

"Esta redução é explicada pela maior rentabilidade relativa da soja e do milho, que garantem maior liquidez, com menor custo de produção, ainda que os preços da pluma... estejam num patamar considerado muito bom", disse a associação em nota.

Os contratos do algodão negociados na ICE para dezembro, terminaram esta quarta-feira cotados a 87,34 centavos de dólar por libra-peso, maior patamar desde o final de fevereiro, diante da boa demanda e de condições climáticas favoráveis em importantes regiões produtoras.

A Abrapa lembrou, porém, que no período de semeadura a cotação estava em nível bem inferior, a cerca de 60 centavos de dólar, o que deixava a soja e o milho em vantagem ainda maior.

Em comunicado, o presidente da Abrapa, Luiz Carlos Bergamaschi, minimizou a redução de área e produção da pluma na Bahia, afirmando que o cenário reflete a sustentabilidade e a maturidade da matriz produtiva local, que ele vê como "variada e balanceada em função do mercado".

"A Bahia faz apenas uma safra, o que torna a decisão de plantio ainda mais acurada", acrescentou Bergamaschi. Para 2021/22, ele projeta um crescimento de 5% na área de plantio.

O Estado lidera a produção de algodão no Matopiba --região compreendida por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo a Abrapa, a safra 2020/21 do Matopiba deve atingir 587.067 toneladas, com plantio em 305.351 hectares.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário