Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 25/06/2021

Publicado em 25/06/2021 14:10

- Algodão em NY - Mesmo com grãos em queda, algodão teve recuperação de preços em NY, graças à demanda que segue firme. O contrato Dez/21 fechou em 86,73 U$c/lp, alta de 3,2% nos últimos 7 dias. 

- Preços - Ontem (24/6), o algodão brasileiro estava cotado a 98,25 U$c/lp (+100 pts) para embarque em Out-Nov/21 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook).

- Altistas 1 - Apesar dos boicotes a produtos feitos com algodão de Xinjiang, as exportações de confecções da China renderam US$ 12,2 bilhões em Maio/21, 37% a mais que um ano atrás e já acima dos níveis do período pré-Covid.

- Altistas 2 - Há muita expectativa no mercado sobre quando e como compradores Chineses vão entrar no mercado com as novas cotas de importação e também como o governo vai operar as reservas estatais. Estima-se que somente a reserva estatal do país importou 830 mil toneladas de algodão nesta temporada.

- Altistas 3 - Segundo a Cotlook, as margens das fiações continuam atraentes, mantendo a demanda firme por algodão. Gargalos logísticos internacionais, entretanto, preocupam o setor.

- Baixistas 1 - As previsões nos EUA indicam chuvas nas principais regiões produtoras do país nos próximos dias e também nas próximas duas semanas.

- Baixistas 2 - As vendas de exportação da safra nova dos EUA divulgadas esta semana foram bem abaixo do volume do ano anterior e da média dos últimos cinco anos. A China, principalmente, não está comprando como esperado.

- Vietnã 1 - Empresários da indústria têxtil vietnamita sugeriram intercâmbio técnico e mais eventos para ampliar os negócios com os cotonicultores brasileiros. A Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable passou pelo país na segunda.

- Vietnã 2 - Hoje, o Vietnã é o segundo maior comprador do algodão brasileiro e terceiro importador mundial. Os negócios entre os dois países aumentaram 720% nos últimos 10 anos. A cada 5 fardos comprados pelos vietnamitas, 1 é brasileiro.

- Indonésia 1 - Os importadores indonésios também querem mais informações técnicas do Brasil. "Quanto mais soubermos do algodão brasileiro, mais iremos consumi-lo", garantiu Michelle Tjokrosaputro, presidente da indústria têxtil Dan Liris.

- Indonésia 2 - A rodada de webinars do programa Cotton Brazil passou pela Indonésia ontem. Quarto maior importador da fibra no mundo, o país é um dos maiores apreciadores da fibra brasileira, que tem mais de 35% da fatia de mercado de algodão na Indonésia.

- Paquistão - Com o plantio no Paquistão finalizado, a expectativa é de uma produção em torno de 1 milhão de toneladas. O volume importado deve aumentar já que o país deve consumir 2,45 milhões de toneladas em 21/22.

- Lavouras - Os EUA já semearam 96% da área prevista (+6pp na semana).  O relatório de condições de lavoura aponta melhoria, com 52% (+7pp) das lavouras em boas-excelentes condições, gerando otimismo entre os produtores.

- Agenda 1 - Nesta segunda (28), é a vez da Índia receber a Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable. O segundo ciclo de webinars promovidos pelo programa Cotton Brazil se encerra, assim, com eventos realizados em 7 países importadores.

- Colheita - A Abrapa informa o andamento da colheita da safra 2020/21 de algodão no Brasil até ontem (24/6): BA e TO (5%); GO (7%), MA (5%); MG (14%), MS (11%), MT (1%), PI (2%) SP (62%) e PR (95%). Total Brasil: 3% colhido.

- Exportações - O Brasil exportou 70,7 mil tons de algodão nas três primeiras semanas do mês de junho. Volume 25% superior às 56,7 mil tons durante o mês inteiro de jun/20.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário