Abapa mobiliza personalidades da Bahia a falar sobre algodão no World Cotton Day

Publicado em 07/10/2021 15:45

Como é o seu jeito de ser de algodão? Esta é a pergunta central da campanha 2021, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), para celebrar o Dia Mundial do Algodão, 07 de junho. Na Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está convidando, para além dos integrantes da cadeia produtiva da fibra, pessoas no estado que falem como a fibra faz parte das suas vidas, através de postagens nas redes sociais. Médicos, jornalistas, influenciadores digitais, estilistas e muitos outros, mostrando como, direta ou indiretamente, o algodão está presente no seu dia a dia.

A data foi escolhida, há três anos, numa iniciativa de entidades como o International Cotton Advisory Committee (ICAC), com outras instituições internacionais como FAO, Organização Mundial do Comércio (OMC), United Nations Conference of Trade and Development (UNCTAD) e o International Trade Center (ITC). Em todos os países produtores, se fomenta a divulgação da hashtag #WorldCottonDay.

Uma das pessoas ouvidas pela entidade é o jovem estilista Isaac Silva, expoente da moda nacional, que nasceu em Barreiras e cravou seu espaço nos maiores eventos do ramo no país, como a Casa de Criadores e a São Paulo Fashion Week. Suas criações cheias de energia e “axé” encontram no algodão a matéria-prima ideal.

“É uma fibra maravilhosa, que tem tudo a ver com o clima do Brasil. É fresquinho no verão e aquece bem no inverno. Tem ótimo caimento, é versátil, é agradável ao toque e funciona muito bem no processo de tingimento e estamparia”, explica. Embora natural do município do Oeste baiano, o processo produtivo do algodão, no campo, era desconhecido para ele até bem pouco tempo. “Quando visitei uma lavoura, a convite do movimento Sou de Algodão, e conheci as etapas de produção, tudo passou a fazer sentido”, diz Isaac Silva, que recebeu informações sobre as características intrínsecas e extrínsecas da fibra, e das outras etapas da indústria, desde a fiação à tecelagem.

WhatsApp Image 2021-10-06 at 16.11.49
Isaac Silva/Acervo Abrapa

Experiência sensorial

Ruth Regis é o nome que assina alguns dos mais bem elaborados projetos de design interiores e arquitetura em Barreiras e região. Assim como Isaac Silva, ela também é entusiasta dos tecidos de algodão em suas criações. Do ponto de vista técnico, os motivos da escolha são semelhantes. “É um material versátil, confortável e muito durável”, afirma. Mas, segundo Ruth, são as sensações que o algodão evoca que fazem dele uma presença constante nos tecidos de decoração.

“O algodão transmite uma sensação de lar”, explica. Um conceito que, de acordo com a profissional, ganhou ainda mais importância depois do advento da pandemia de Covid-19. “Ficamos mais tempo em casa, e começamos a perceber a importância de morar bem, confortavelmente. Por isso, o algodão ganhou ênfase em cortinas, sofás, mantas e outros itens de design de interiores, que ficam mais em contato com a nossa pele”, concluiu Ruth Regis. 

WhatsApp Image 2021-10-06 at 17.25.22
Ruth Regis/ Foto: Erisney Ribeiro

Feito por gente

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, um dia para celebrar o algodão em todo o mundo, contribui para a visibilidade da fibra, em cada elo da cadeia. “Numa simples camiseta há muita história contar que não costumava a chegar ao ponto de venda no Brasil, antes do movimento Sou de Algodão. São muitas pessoas envolvidas desde a pesquisa científica até a produção agrícola, industrial, comercialização e outras etapas. Nenhuma outra fibra têxtil tem tanta história para contar”, afirma Bergamaschi.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário