Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 12/11/21

Publicado em 12/11/2021 16:00

Destaque da semana – O mercado aparentemente não concordou com os números de oferta e demanda divulgados esta semana pelo USDA. Os números do órgão mostram uma situação mais confortável que o “mundo real” vivencia. Gargalos logísticos, atraso na safra americana, mercado Chinês, entre outros fatores, estão fazendo a situação desta safra mais apertada que os números do USDA mostram.

- U$c/lp (+1,8%). Referência para a safra 2021/22, contrato Dez/22 fechou ontem a 91,56 U$c/lp (-0,2%).  

- Preços - Ontem (11/11), o algodão brasileiro estava cotado a 131,50 U$c/lp (queda de 50 pts com relação à semana passada) para embarque em Jan-Fev/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook).

- Altistas 1 – O governo Chinês anunciou esta semana que a partir do dia 10/Nov iniciou a segunda rodada de leilões de algodão da reserva estatal. No total, serão vendidas 600 mil toneladas de algodão doméstico e importado.
 
- Altistas 2 – Como a política de abastecimento da China prevê que esses estoques devem ser recompostos, muitos analistas acreditam que os números de importação da China serão maiores que os estimados pelo USDA este ano.  

- Altistas 3 – No mercado físico, apesar da cautela com o atual nível de preços, a demanda das fiações mostra-se resiliente, graças à força do mercado de produtos acabados.

- Baixistas – Muitos países enfrentam dificuldade para receber algodão e exportar produtos acabados devido aos gargalos logísticos. Com exceção da China e Turquia, os grandes importadores de algodão estão sofrendo com problemas logísticos ou de lockdown. 

- China 1 – A China, assim como a Turquia, tem a vantagem de exportar via terrestre para a Europa. Mais de 11 mil trens, transportando 1,9 milhão de containers (TEUs) saíram da China para a Europa somente nos 9 primeiros meses deste ano.

- China 2 – A Abrapa assinou esta semana um convênio com a China National Cotton Exchange (CNCE) para realizar ações de promoção do algodão Brasileiro na China em 21/22. Entre os destaques, a co-realização de dois grandes eventos, em Qingdao e Beijing, em Dezembro de 2021 e Março de 2022. 

- China 3 – A China têm tomado medidas drásticas para amenizar a atual crise energética e aparentemente o setor têxtil já está operando quase que normalmente após alguns racionamentos pontuais.

- Oferta e Demanda – O relatório mensal de oferta e demanda divulgado pelo USDA esta semana aumentou a safra em 329 mil tons para 26,19 milhões, com o Brasil representando a maior fatia do crescimento. Consumo foi aumentado em 152 mil tons para 27 milhões. Estoques finais foram reduzidos em 44 mil tons para 18,9 milhões de tons.

- Sustentável 1 - O (programa ABR*, da Abrapa, serviu de exemplo de iniciativa de sustentabilidade ambiental, social e econômica na COP-26 nesta semana. O case foi apresentado pelo presidente da Ampa, Paulo Sérgio Aguiar.

- Sustentável 2 - Em anúncio durante a COP-26, a indústria da moda ampliou suas metas de descarbonização. A intenção é atingir o status de “carbono zero” até 2050, segundo a Fashion Industry Charter for Climate Action.  

- Sustentável 3 - De acordo com o ICAC, a produção de algodão tem pegada de carbono negativa. Ao longo da produção, cada planta absorve 2,2 kg de CO², o que significa meio quilo a mais do que produz de gases de efeito estufa.  

- Agenda – A Abrapa realizará o evento *Cotton Brazil Outlook 2022 em Bangkok (Tailândia) no dia 01/Dez. O evento será híbrido e contará com a presença do Embaixador do Brasil na Tailândia, José Borges dos Santos Júnior.

- Beneficiamento 2021 - Até ontem (11/11): BA e TO (93%); GO (99%), MA (67%); MG (97%), MT (81%). Os estados que já chegaram a 100% foram MS, PI, SP e PR. Total Brasil: 85% beneficiado.

-  Exportações - O Brasil exportou 52,7 mil tons de algodão na primeira semana de nov/21. Até o momento, a média diária de embarque do mês foi 5,5% superior ao embarcado em nov/20. 

-  Produção 2021/22 - A Conab atualizou a estimativa de produção de algodão em pluma para 2,653 milhões de toneladas no 2º Levantamento da safra 2021/22, crescimento de 12,6% em relação ao produzido em 2020/21.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário