HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com aumento da área plantada, produção brasileira de algodão deve crescer 16,5% na safra 21/22

Publicado em 08/12/2021 12:49
Dados foram coletados na primeira semana de dezembro

A área plantada brasileira de algodão deverá alcançar 1,55 milhão de hectares na safra 21/22, um aumento de 13,5% em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (8) pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e pelas associações estaduais em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CSAD/MAPA). 

Com a recuperação da área, a produção de pluma deverá voltar a subir em 2022 no Brasil. O volume projetado é de 2,71 milhões de toneladas, um aumento de 16,5% sobre a safra 20/21, que foi revisada para 2,33 milhões de toneladas pela Associação. Destaque para os estados do Mato Grosso e Bahia, com previsão de 1,89 milhão de toneladas no MT e 563 mil toneladas na BA, onde 35% da área já está plantada.  O levantamento foi feito na primeira semana de dezembro.  

“Para a safra do ano que vem está tudo caminhando muito bem, estamos plantando, nossos insumos foram comprados e cerca de 60% da safra já está vendida”, afirmou o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato. 

A Abrapa também apresentou dados atualizados do fechamento da temporada 20/21. Até o dia 02 de dezembro, 100% da safra já havia sido colhida e 96%, beneficiada. A produtividade registrada foi de 1.707 Kg/hectare, 5,3% abaixo da alcançada na temporada 19/20.  O destaque positivo da temporada recém encerrada ficou por conta do recorde de adesão à certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR): 84,2% da pluma produzida na safra 2020/2021, o equivalente a 1,96 milhão de toneladas, recebeu a certificação ABR e licenciamento pela Better Cotton  pela adoção de boas práticas socioambientais. A média de produtividade das fazendas certificadas foi 6% maior que a média brasileira, demonstrando os ganhos de eficiência produtiva nas propriedades ABR.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário