HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio em 2022/23 de algodão deve recuar 2,1% no Brasil, afirma Safras

Publicado em 15/07/2022 12:32 e atualizado em 15/07/2022 13:36

A área plantada com algodão no Brasil em 2022/23 deverá ser de 1,603 milhão de hectares, recuando 2,1% sobre o total semeado em 2021/22, de 1,638 mil hectares. A previsão é de SAFRAS & Mercado, que divulgou hoje a sua intenção de plantio.

A indicação inicial é de um avanço de 3,3% na produtividade, que passaria de 1.672 quilos para 1.728 quilos por hectare. Com isso, a produção poderá atingir 2,771 milhões de toneladas – que seria uma elevação de 1,2% na comparação com o ano anterior, de 2,739 milhões.

Para o analista e consultor de SAFRAS, Gil Carlos Barabach, os custos mais altos, especialmente de fertilizantes e combustíveis, são uma das justificativas para a expectativa de área menor. “O tombo nos preços internacionais do algodão acabou tirando a atratividade do produto e afetando a tomada de decisão do produtor”, explica.

O algodão é negociado atualmente abaixo de 90 centavos de dólar por libra-peso na ICE US, depois de trocar de mãos ao longo do último mês de maio até o início de junho acima de 150 centavos de dólar. “Sem dúvida, o cenário macroeconômico mundial extremamente desafiador, com desaceleração da economia, risco de recessão e aumento nos juros, naturalmente afeta negativamente a perspectiva de consumo global de algodão”, acrescenta o analista.

A próxima safra de algodão começa a ser plantada entre novembro e dezembro deste ano, com trabalhos se estendendo até fevereiro de 2023. O maior produtor é o estado do Mato Grosso, onde o maior percentual é de 2ª safra, ou seja, plantada depois da colheita de soja – representa perto de 90% do total. Nesse caso, o algodão rivaliza por área com a “safrinha” de milho.

Já no Oeste da Bahia, segunda região produtora, o algodão disputa diretamente área com soja e milho. “O preço atrativo, a liquidez e o realinhamento de custos pendem para o lado dos grãos, especialmente nesse momento de incerteza econômico-financeira”, lembra o consultor.

Mesmo com a queda na área, a projeção preliminar sinaliza um potencial crescimento da produção, tomando como base a produtividade média dos últimos 5 anos. “É que a produtividade das lavouras no atual ciclo produtivo foi bastante prejudicada pelo clima adverso”, completa Barabach.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário